Topo

Quase metade dos usuários acha que Apple supervalorizou Siri, diz pesquisa

Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple, apresenta o recurso Siri em 2012 - Robert Galbraith/Reuters
Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple, apresenta o recurso Siri em 2012 Imagem: Robert Galbraith/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/10/2013 19h36Atualizada em 23/10/2013 19h56

A assistente pessoal Siri foi uma das novidades mostradas pela Apple durante o lançamento do iPhone 4S em 2012. Os concorrentes foram atrás e lançaram soluções semelhantes. Porém, um estudo feito pela consultoria “Intelligent Voice” nos Estados Unidos mostra que 46% dos donos de aparelhos iOS acreditam que a empresa exagerou nas capacidades prometidas.

Embora a maioria (54%) tenha discordado da afirmação, a consultoria afirma que ter quase metade das pessoas concordando com a "supervalorização" de recursos é surpreendente. "Um resultado impressionante, quando você considera que esta é uma aplicação avançada."

Em outra etapa da pesquisa, foi perguntado aos donos de aparelhos Apple sobre a precisão da Siri ao entender comandos: 12,7% disseram que a Siri é extremamente eficaz e 43,3% responderam que a assistente tem um bom nível de precisão.

Houve ainda quem afirmasse que ela é instável (29,3%), não é muito boa (3,3%) ou que a funcionalidade em si é ruim (11,3%).

Nem os novos recursos da assistente no iOS 7 (como abrir programas ou ativar configurações via comando de voz) foram capazes de aumentar o uso do recurso. Segundo o estudo, 85% das pessoas que atualizaram o sistema ainda não utilizaram a funcionalidade.

“As notícias não são muito boas para a Apple, mas talvez ela seja pior para a indústria de reconhecimento de voz. É vendido como algo mágico, mas ainda é uma tecnologia em desenvolvimento”, informa um post no site da consultoria “Intelligent Voice”.

Foram entrevistadas 2.330 pessoas nos Estados Unidos com aparelhos da Apple com o sistema iOS 7, que contém as últimas funcionalidades disponibilizadas para a assistente pessoal.