Topo

Três em cada dez usam o Facebook como fonte de notícias, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

25/10/2013 13h02

Cerca de 30% dos usuários do Facebook usam o site como fonte de notícias, segundo um estudo feito nos Estados Unidos pelo centro Pew Research, especializado em pesquisas de tendências e comportamento.

Apesar de o Facebook servir como uma fonte de notícias, os usuários não acessam a rede social com esse objetivo. De acordo com a pesquisa, 78% das pessoas que acessam reportagens pelo site afirmaram que essa não era a razão inicial fazerem login na rede social. Apenas 16% das pessoas disseram que as notícias eram a razão principal para entrar no Facebook.

Além disso, ao menos metade dos usuários do Facebook entrevistados para a pesquisa clica em notícias que aparecem no seu feed de atualizações. Com 64% dos adultos no país inscritos na rede social, isso indica que um em cada três norte-americanos consome conteúdo noticioso pelo site criado por Mark Zuckerberg.

“A natureza fortuita das notícias que aparecem no Facebook pode realmente aumentar a importância dele como fonte de notícias e informações, especialmente para aqueles que não seguem de perto o noticiário [fora da rede]”, analisa Amy Mitchell, diretora de pesquisa em jornalismo do Pew Research.

Mesmo com a importância do site como canal para acesso a notícias, apenas 4% consideram o Facebook como “a forma mais importante” para obter informações.

(Com Mashable)