Topo

Maratona hacker na Câmara desenvolve aplicativos com foco na transparência

Da Agência Câmara

29/10/2013 12h45

A Câmara dos Deputados realiza, de terça (29) a sexta-feira (1º), sua primeira maratona hacker (eventos desse tipo ganham o nome de hackaton). Nesse período, 50 hackers desenvolverão na Casa projetos de aplicativos com o objetivo de dar mais transparência ao Legislativo.

Os participantes foram escolhidos entre 183 inscritos e, juntos, apresentaram 27 propostas de aplicativos. Entre as ideias estão um jogo para compreensão do processo legislativo, um mapa da seca no Brasil para monitoramento pela Comissão de Meio Ambiente e um programa para acompanhar a atuação parlamentar da bancada feminina.

O termo “hacker” é usado para descrever programadores habilidosos. No entanto, também é adotado para designar aqueles que tentam quebrar a segurança de sistemas de computadores (a palavra específica para esses casos é “crackers”). 

O coordenador do evento e servidor da Câmara, Cristiano Ferri, acredita que a medida deve estimular a interação entre a sociedade e os parlamentares. "Quanto mais a sociedade souber e conhecer o processo legislativo, melhor será sua capacidade de influenciar e de fazer criticas construtivas", afirmou.

Daniela Silva, facilitadora do encontro e representante do coletivo Transparência Hacker, concordou: "O mais importante é estimular uma cultura política de abertura e permitir que a sociedade civil se articule com o Legislativo".

Protótipos
Os participantes da Hackaton terão três dias para apresentar protótipos de seus aplicativos. Depois dessa etapa, terão mais uma semana para a execução das versões finais.

A comissão julgadora - composta por nove integrantes, sendo sete de fora da Câmara - irá escolher as três melhores propostas. As equipes ganhadoras receberão, cada uma, R$ 5.000 de prêmio com patrocínio do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União).

A ideia é que os três aplicativos ganhadores estejam no site da Câmara e disponíveis para acesso público até o final de novembro.