Topo

iPhone 5c azul é modelo colorido mais vendido pela Apple, diz pesquisa

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 16h04

A cor mais vendida de iPhone 5c é a azul, preferida por 27% dos compradores nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa da consultoria CIRP (Consumer Intelligence Research Partners). Os modelos coloridos e mais baratos que o 5s foram lançados pela Apple em setembro.

O segundo modelo de iPhone 5c mais vendido é o branco, que ficou com 25% da escolha dos consumidores. Em terceiro está o smartphone na cor vermelha, com 20% das vendas. Na “lanterninha” está o iPhone 5c amarelo, com apenas 7%.

No caso do iPhone 5s, modelo top de linha da Apple, a cor mais vendida é a cinza escuro (chamada pela Apple de “cinza espacial”) com 43% das vendas. Em segundo lugar, está o smartphone na cor prata (30%) e o dourado (27%).  Esse último modelo, no entanto, teve muita procura logo após seu lançamento, ressalva a consultoria, e continua em falta em algumas lojas no mundo.

A mesma pesquisa mostrou ainda uma diferença clara de preferência de cores de iPhones entre homens e mulheres. No caso do 5s, eles preferem o cinza escuro (em quase metade dos casos), enquanto elas optam pelo prata. Já no 5c, eles querem modelos azuis e brancos, enquanto elas preferem as demais cores -- mais chamativas.

Vendas fracas
As vendas do iPhone 5s nos Estados Unidos já passam do dobro das do 5c, também segundo um levantamento da CIRP.

Desde o lançamento, o iPhone 5s representou 64% das vendas de celulares da Apple, enquanto o modelo 5c respondeu por apenas 27%, segundo dados da consultoria CIRP (Consumer Intelligence Research Partners). O modelo 4S ficou com 9% das vendas.

No total dos dois modelos combinados, a Apple afirmou ter vendido cerca de 9 milhões de iPhones no primeiro final de semana de vendas – segundo a empresa, essa é a melhor estreia já registrada em sua história.