Topo

Entrevista: fotógrafo registra há 30 anos momentos históricos da tecnologia

Paul Sakuma, 58, fotografa eventos e personalidades da tecnologia no Vale do Silício (Califórnia) - Arquivo Pessoal
Paul Sakuma, 58, fotografa eventos e personalidades da tecnologia no Vale do Silício (Califórnia) Imagem: Arquivo Pessoal

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

01/11/2013 07h50

Nos últimos 30 anos, a maioria dos grandes eventos de tecnologia realizados no Vale do Silício (Califórnia) tiveram Paul Sakuma, 58, como testemunha. O ex-fotógrafo da agência de notícias Associated Press, que hoje trabalha como autônomo, registrou durante três décadas os lançamentos e os empresários de maior sucesso na área (suas lentes, é claro, também deixaram para a história alguns fracassos desse setor).

Sua história com a fotografia começou ainda no colegial, onde participou da produção de um jornal. Já a estreia nos cliques tecnológicos foi em grande estilo. Em 1984, ele registrou o lançamento do computador Macintosh, feito por ninguém menos que Steve Jobs – executivo que se manteve durante anos no foco de Sakuma, fosse no lançamento de Macs, iPhones, iPads ou iPods. 

“Moro [em Palo Alto, Califórnia] perto das sedes do Google, Hewlett Packard, Oracle e Apple. Muitos de meus vizinhos e amigos trabalham nessas empresas, então é natural que eu as fotografe”, resumiu ao UOL Tecnologia (de quem Sakuma se tornou um grande conhecido, mesmo sem saber, devido às suas muitas fotos utilizadas neste espaço).

Confira a seguir os principais trechos da entrevista por e-mail, na qual Sakuma conta quem é o mais fotogênico da área, o mais simpático e revela que Mark Zuckerberg resistiu em cooperar na primeira vez em que trabalharam juntos.


UOL Tecnologia - Você trabalha há muito tempo na área. Os “protagonistas” da tecnologia o conhecem? Como é ou era a sua relação com pessoas como Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg? 

Paul Sakuma – Já fotografei todos os principais atores das maiores companhias [de tecnologia]. Não tenho uma relação pessoal direta com nenhum deles, mas me relaciono bem com suas equipes de assessoria de imprensa. São eles que dizem o que os executivos devem fazer para mim.

  • Paul Sakuma/AP

    Estreia de Sakuma na tecnologia foi em grande estilo. Em 1984, ele registrou o lançamento do computador Macintosh, feito por Steve Jobs

Eu via Steve Jobs com uma certa frequência. Ele sabia quem eu era. Falei com ele em sua casa uma vez. Cobri todos os grandes anúncios da Apple de 1984 até sua morte [em outubro de 2011]. Ele sempre fazia o que sua equipe de imprensa pedia, nada além disso.

Bill Gates cooperava bastante [...]. Meu executivo favorito era Eric Schmidt, ex-diretor-executivo do Google. Ele sabia quem eu era e perguntou algumas vezes se eu gostaria de algo mais para as fotos [outras poses, por exemplo].

UOL Tecnologia – Poderia contar alguma história curiosa com alguma dessas pessoas?

Paul Sakuma – Uma vez eu estava fotografando os prédios do Google. O Schmidt passou e acenou. Eu não queria fazer fotos no estilo Paparazzi, pois não fazemos isso no Vale do Silício. Um minuto depois ele voltou e perguntou se eu gostaria de fotografá-lo.

Ele posou por alguns minutos e perguntou se eu precisava de mais alguma coisa. Ele foi muito legal. No dia seguinte, deixou a diretoria-executiva do Google, sem que ninguém tivesse antecipado.

Pela relação que criamos, eu tinha boas fotos dele [do dia anterior]. Infelizmente, ele aparecia sorrindo em todas e eu não tinha uma foto dele sério. Teria funcionado melhor como registro de um diretor-executivo que deixa o cargo.

  • Paul Sakuma/AP

    Foto de peso tirada em 2008 tem Sergey Brin (esq), cofundador do Google, Eric Schmidt (centro), então diretor-executivo do Google, e Steve Jobs, então diretor-executivo da Apple

UOL Tecnologia – Qual foi o maior fracasso tecnológico que você já fotografou? Algo que parecia realmente incrível, mas não vingou?

Paul Sakuma – O que aconteceu com a Startup Color [desenvolvedora de um aplicativo de iPhone para compartilhamento de fotos e vídeos]? Fiz uma grande sessão de fotos com eles. Eles adquiriram imóveis bem caros em Palo Alto e achei que teriam sucesso.

Moro em Palo Alto, cidade vizinha a Mountain View: ambas são conhecidas como mecas de startups [empresas iniciantes]. Vejo muitas companhias indo e vindo, muitas que são compradas por outras maiores. Apenas algumas poucas sobrevivem sozinhas.

  • Paul Sakuma/AP

    Sakuma gosta de fotografar Larry Ellison, da Oracle. “Ele gosta de ser fotografado. Veste-se bem. Sim, todos podem comprar ótimas roupas, mas ele é o que se veste melhor”

UOL Tecnologia – Quem é a pessoa mais fotogênica do universo da tecnologia? Aquele que sempre sai bem nas fotos?

Sakuma – Gosto de fotografar Larry Ellison, da Oracle. Ele é sempre muito gracioso com os fotógrafos. Gosta de ser fotografado. Veste-se bem. Sim, todos podem comprar ótimas roupas, mas ele é o que se veste melhor.

UOL Tecnologia – Qual a melhor foto de tecnologia que você já tirou?

Sakuma – É uma de Steve Jobs segurando um iPod, centralizado em um logotipo da Apple. A foto é posada, tive a ajuda da assessoria de imprensa da Apple. Combinamos de fazer o registro logo depois do anúncio. Seria só para mim, mas outros fotógrafos estavam perto e também fizeram o registro. No entanto, se eu não estivesse lá, aquela foto nunca teria acontecido.

  • Paul Sakuma/AP

    Esta foto, de 2007, é a favorita de Paul Sakuma. "Ela é composta dentro do logotipo da Apple. O iPod está perto da camisa, e é possível vê-lo perfeitamente”, descreveu

UOL Tecnologia – Qual tipo de evento de tecnologia você mais gosta de fotografar?

Sakuma – Gosto dos eventos da Apple. São os melhores e os piores. Minhas fotos ganham muita visibilidade, mas tenho de trabalhar muito duro para conseguir fazer os registros de forma rápida.

UOL Tecnologia – Teve alguma situação difícil de fotografar?

Sakuma – Uma das sessões de fotos mais difíceis foi com Mark Zuckerberg, do Facebook, em 2007. Ele tinha cerca de 21 anos e não queria cooperar. Pedi para ele tirar as mãos dos bolsos, mas ele não tirava. Pedi para ficar parado em algum lugar, mas ele não ficava.

Disse então de maneira direta que aquilo não estava funcionando, e ele ficou mais receptivo. Mas demorou algum tempo. Tive de manobrá-lo para conseguir fazer uma boa foto – finalmente.  

UOL Tecnologia – Qual sua relação pessoal com a tecnologia? Que tipo de produtos você usa?

Sakuma – Tenho um notebook da Apple, um iPad e um iPhone. Assim como todo mundo, considero que são ferramentas para realizar atividades. Não faço um grande esforço para comprar algo novo, então estou sempre um ano atrasado em relação aos lançamentos.

  • Paul Sakuma/AP

    Foto acima, registrada em julho de 2012, mostra Mark Zuckerberg cumprimentando (com ''oi de sobrancelha'') Howard Stringer, ex-diretor-executivo da Sony, no evento Sun Valley, em Idaho. Em 2007, o fundador do Facebook deu trabalho em sessão de foto