Topo

Usuários do Instagram se arriscam com autorretratos ao volante

Imagem acima foi publicada no Instagram, mas não há como saber se o "cavalo" estava mesmo dirigindo  - Reprodução/Webstagram
Imagem acima foi publicada no Instagram, mas não há como saber se o 'cavalo' estava mesmo dirigindo Imagem: Reprodução/Webstagram

01/11/2013 12h28

O site “Huffington Post” divulgou nesta quinta-feira (31) fotos do Instagram que apontam uma nova tendência: a dos autorretratos com motoristas ao volante. Trata-se de uma prática perigosa, que se soma a outros hábitos ruins relacionados à tecnologia – caso de dirigir enquanto se fala ao telefone, acessa a internet ou digita mensagens.

Para chegar às fotos, o site fez buscas com hashtags (símbolo usado como “temas”) #driving (dirigindo), #drivinghome (dirigindo para casa), #drivingwork (dirigindo para o trabalho) e #drivingselfie (algo como autorretrato ao volante). Somente essa última alternativa, que é a mais específica, traz 3.605 resultados na ferramenta Webstagram.

Uma busca em português mostra que essa tendência chegou ao Brasil. A hashtag #dirigindo traz alguns autorretratos desse tipo registrados no país. Outras delas indicam o uso da câmera do celular ao volante – caso de #dirigindomeucarro, #dirigindoefotografando, #dirigindoetirandofoto e #dirigindoepostando.

No Brasil, acessar o smartphone ao volante é uma infração grave, equivalente a falar ao celular e dirigir. Rende multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. 

Usar smartphone ao volante é mais perigoso que celular comum