Topo

Com Photoshop, artista transforma celebridades em 'gente como a gente'

O artista americano Danny Evans faz montagens com fotos de celebridades mostrando-as como se fossem gente comum - Arquivo Pessoal
O artista americano Danny Evans faz montagens com fotos de celebridades mostrando-as como se fossem gente comum Imagem: Arquivo Pessoal

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

08/11/2013 06h01

Se as celebridades não gastassem rios de dinheiro com a forma física e com roupas, elas, talvez, fossem da forma como o artista americano Danny Evans, 43, imagina. Usando o editor de imagens Photoshop, ele faz montagens com famosos, mostrando-os como meros mortais.

Evans começou a postar essa brincadeira na internet para ver a opinião das pessoas sobre seu trabalho. O ápice aconteceu depois de uma transformação com o rapper americano Kanye West e a socialite Kim Kardashian.

“Recebi pedidos de entrevistas de vários programas de TV americanos e jornais de todo o mundo. Estranhamente, até a ‘CNN’ entrou em contato comigo. Foi insano”, descreveu em entrevista por e-mail ao UOL Tecnologia.

Evans já fez transformações com a cantora Jennifer Lopez gorda, o casal Jay-Z e Beyoncé com visual da década de 80 e o rosto de Tom Cruise no corpo de uma pessoa acima do peso. As montagens feitas pelo artista americano são postadas na página “Planet Hiltron” no Facebook.

  • Reprodução/Planet Hiltron

    Montagem feita pelo artista americano Danny Evans mostra a atriz Jennifer Lopez gorda

Atualmente morando em Los Angeles, Danny Evans conversou com a reportagem sobre a repercussão de suas montagens, sua transformação favorita e como seus treinos no uso do Photoshop acabaram tornando-o famoso instantaneamente. Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

UOL Tecnologia: Quando você começou a usar o Photoshop para transformar imagens de celebridades? Você começou a fazer como um hobby?

Danny Evans: Comecei a fazer trabalhos relacionados a celebridades assim que descobri o Photoshop, há cerca de dez anos. No início, era só uma forma de desenvolver meus conhecimentos na ferramenta. Eu colocava as imagens na internet de forma anônima para ver a repercussão que elas tinham. Com o tempo, isso foi crescendo.

  • Reprodução/Planet Hiltron

    Montagem com casal Kanye West e Kim Kardashian fez o artista americano Danny Evans ganhar notoriedade nos EUA

UOL Tecnologia: Quais são suas montagens favoritas que você já fez?

Evans: Não tenho certeza se tenho uma favorita, mas gostei bastante da repercussão que tive com o retrato da Kim Kardashian com o Kanye West. Após eu ter postado, ela se transformou em um viral louco. Por alguns dias, a imagem ficou entre as mais comentadas do Twitter e fez minha caixa de entrada encher.

Recebi pedidos de entrevistas de vários programas de TV americanos e jornais de todo o mundo. Estranhamente, até a “CNN” entrou em contato comigo. Foi insano.

UOL Tecnologia: Você teve algum problema na justiça em função das montagens que já fez com celebridades?

Evans: A apresentadora Kathy Lee Gifford [do programa americano “Today Show”] disse brincando que eu deveria levar um tiro, mas a maioria das respostas que tive foi positiva. O que faço é muito tranquilo, sobretudo se comparado com o que outras pessoas fazem na internet envolvendo celebridades.

Não acho que o que faço seja muito diferente do que é feito com os retoques em celebridades para parecerem perfeitas. O diferencial é que faço a direção contrária. Muitas vezes isso é uma melhoria.

  • Reprodução/Planet Hiltron

    Nem o ator Tom Cruise escapou das montagens do artista americano Danny Evans

UOL Tecnologia: Qual o seu objetivo ao transformar imagens de celebridades? Mostrar que essas pessoas são comuns, mas com roupas melhores e mais maquiagem?

Evans: Exatamente. Meu objetivo é mostrá-las [as celebridades] de uma forma diferente.

UOL Tecnologia: Sua vida mudou com o sucesso das montagens de celebridades?

Evans: Sim, bastante. Mas não foi apenas pelas imagens. Eu vivia em Nova York e agora estou morando em Los Angeles há quase um ano. Atualmente, trabalho na produção de pequenos filmes. Há algum tempo comecei um projeto de vídeos curtos no YouTube com meu amigo Gay Carrington.