Topo

Piada com Madeleine McCann no Facebook leva à demissão de oficial britânico

Ao três anos, Madeleine McCann desapareceu durante férias com a família na Praia da Luz, em Portugal, em 2007 - Reprodução/BBC
Ao três anos, Madeleine McCann desapareceu durante férias com a família na Praia da Luz, em Portugal, em 2007 Imagem: Reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

12/11/2013 15h11

Um oficial da prisão de Wandsworth, ao sul de Londres (Reino Unido), foi demitido e outros quatro advertidos após publicarem fotos no Facebook vestindo camisetas com a frase “Nós temos Madeleine McCann”. A menina britânica desapareceu em 2007 durante uma viagem com os pais a Portugal.

Segundo o jornal "Metro”, as fotos ficaram dois meses no Facebook pessoal do oficial antes que a administração de Wandsworth fosse alertada sobre o post. A brincadeira com as camisetas teria ocorrido durante uma confraternização entre os colegas de trabalho.

Um porta-voz da prisão de Wandsworth afirmou ao “Daily Mail” que uma investigação está em curso para tomar as medidas disciplinares cabíveis, que podem ocasionar a punição de mais funcionários prisionais.

Desaparecimento
Ao três anos, Madeleine desapareceu durante uma viagem de férias com a família na Praia da Luz, em Portugal, no dia 3 de maio de 2007.

Ela dormia no quarto do hotel em que a família estava hospedada, junto com dois irmãos, enquanto os pais jantavam em um restaurante nas proximidades.

  • Um porta-voz da prisão de Wandsworth afirmou que uma investigação está em curso para tomar as medidas disciplinares cabíveis

A mãe de Madeleine passou no apartamento às 21h05. No entanto, às 22h, quando voltou, Madeleine havia desaparecido.

O caso teve grande repercussão dentro e fora da Grã-Bretanha, graças à extensa cobertura da imprensa britânica e à campanha dos pais de Madeleine, que chegaram a conseguir apoio do premiê britânico, David Cameron, para reabrir as investigações. Um inquérito promovido na época pela polícia portuguesa não chegou a conclusões sobre o caso.

A Scotland Yard, polícia britânica, ainda investiga o caso.