Proteste denuncia cobrança indevida após portabilidade de linha telefônica
A Proteste divulgou comunicado nesta terça-feira (12) afirmando que operadoras de telefonia têm praticado a cobrança indevida de clientes que pedem a portabilidade numérica (quando se troca de operadora, mantendo o número de telefone). Segundo a associação de defesa dos consumidores, essas empresas continuam cobrando de pessoas que já deixaram de ser clientes.
“Trata-se de um problema geral do setor [...], em todas as regiões do país", diz o comunicado, citando todas as operadoras. O erro - tanto das empresas de telefonia fixa quanto móveis - seria causado por falhas operacionais.
A associação diz ter enviado ofício em setembro, pedindo providências à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. No entanto, afirma não ter recebido resposta.
Citando o Código de Defesa do Consumidor, a Proteste afirma que o cliente pode contestar a cobrança. Caso já tenha pago, pode exigir o ressarcimento em dobro. “Nos casos de inserção indevida do nome do consumidor em cadastros de inadimplentes, é possível pleitear ressarcimento por perdas e danos morais”, instrui a organização.
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