Topo

Dono de restaurante luta com ladrão e recupera iPhone furtado de cliente

Testemunha cedeu foto ao "Chicago Sun Times"; ela mostra Justin Ballog imobilizado por Jason Chan  - Reprodução/Chicago Sun Times
Testemunha cedeu foto ao 'Chicago Sun Times'; ela mostra Justin Ballog imobilizado por Jason Chan Imagem: Reprodução/Chicago Sun Times

Do UOL, em São Paulo

13/11/2013 10h46

O dono de restaurante Jason Chan virou notícia em Chicago (EUA), onde mora, após recuperar o iPhone 5 furtado de um cliente. Para isso, usou técnicas de Shidokan, artes marciais que pratica há 19 anos e da qual também é professor. O aparelho foi recuperado e o responsável pelo furto, detido.

O “Chicago Sun Times” conta que, na quinta-feira (7), Justin Ballog entrou no restaurante Juno e pediu uma caneta e papel ao garçom. “Ele carregava a jaqueta na mão, mas estava frio”, disse Chan à publicação. Ballog então colocou a peça de roupa sobre o bar, depois a pegou e saiu rapidamente.

O dono do estabelecimento perguntou a Gary Wolske, um cliente que estava sentado ao balcão, se ele sabia onde estava seu telefone celular. Wolske percebeu que o iPhone 5 havia sido levado e se dirigiu até a delegacia. Chan, por sua vez, correu atrás do suspeito. O dono do restaurante foi até bares próximos e, sem sucesso, pegou o carro.

  • Reprodução/Twitter/JasonChan1

    Foto do Twitter mostra Jason Chan, que pratica e dá aulas de artes marciais

Enquanto dirigia, viu Ballog – que vestia uma camiseta listrada – entrar em uma pizzaria. No local, o homem aparentemente tentava aplicar o mesmo golpe usado no restaurante Juno. “Eu o peguei e joguei para fora”, relatou Chan. Os dois brigaram na rua, até o suspeito ser imobilizado (antes disso, ele tomou um chute no rosto, que acabou deixando seu olho direito roxo).

Quando a polícia chegou, diz o jornal, Ballog contou onde estava o telefone e admitiu o furto - crime pelo qual responderá na Justiça.