Topo

Com emissão de luz no ouvido, gadget dá injeção de ânimo ao usuário

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em Helsinque (Finlândia)*

14/11/2013 06h00Atualizada em 18/11/2013 13h20

Viver em países onde não há sol com frequência pode trazer algumas consequências como mau humor e, em casos extremos, depressão. Para tentar reduzir os efeitos do pouco contato com a luz solar, a empresa Valkee criou o dispositivo Valkee 2. A novidade foi apresentada durante o Slush, evento de startups realizado na Finlândia do qual o UOL Tecnologia participa.

O gadget tem formato parecido com o de um tocador de MP3. A diferença é que o “fone” emite luz, e não som, no ouvido do usuário. Segundo o fabricante, essa luminosidade chega ao cérebro e simula os efeitos da luz do sol, liberando serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.

  • Divulgação

    Valkee 2: gadget pode ser adotado para reduzir os efeitos de jet lag

Por causa desse mesmo princípio, o gadget pode ser adotado para reduzir os efeitos de jet lag (sintomas depois de uma viagem longa). Nesse caso, a preparação começa antes mesmo da viagem: é recomendado usar o gadget três vezes ao dia, no horário da manhã no país de destino.

Durante os testes feitos pelo UOL Tecnologia, o produto surpreendeu pela rapidez no efeito. Após 12 minutos de uso pela manhã, ele causou uma sensação (bem agradável) parecida com aquela de lavar o rosto após acordar. Ele parece trazer um ânimo natural.

O aparelho tem preço sugerido de € 199 (cerca de R$ 624) no site da companhia. O Valkee 2 apresenta uma atualização no design em relação à primeira versão, que começou a ser vendida em 2010.

*O jornalista viajou a convite da Embaixada da Finlândia no Brasil