Topo

Código promete mostrar quem são os seus melhores amigos no Facebook

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

15/11/2013 06h01

O Facebook usa um ranking próprio para alimentar o feed de notícias de seus usuários. Em tese, quanto maior a interação entre amigos, maior a frequência de exibição das atualizações. Essa lista não é pública, mas agora você consegue ver quem são as pessoas com quem você mais interage virtualmente .

Clique e veja mais dicas

  • Arte/UOL

Isso porque um programador chamado Arjun Sreedharan criou um código que permite ao usuário visualizar quem está no topo de seu ranking - isso de acordo com o próprio Facebook. Além de pessoas, entram nessa lista as páginas com conteúdo que você mais curte e comenta, por exemplo.

Nos testes empíricos realizados pelo UOL Tecnologia, com sete usuários do site, a lista apresentada fez bastante sentido. Ela mostra os nomes dos amigos e dá uma numeração a cada um deles. Quanto menor o número, mais bem colocado está seu contato no ranking (a exibição é por ordem de importância, sendo que o próprio usuário pode aparecer na primeira posição).

Caso você seja administrador de alguma página no Facebook, muito provavelmente ela aparecerá no topo da lista, acima do nome de seus amigos, com o valor de 0. Outro ponto importante: durantes as avaliações, o nome do próprio usuário apareceu muitas vezes como melhor amigo no ranking. Somente depois dele é que a lista com os melhores amigo, de fato, aparecia.

Atenção. Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o script não mostrou qualquer sinal malicioso. Em todos os computadores em que foi avaliado, passou por detectores de malware e nada foi encontrado. Entretanto, por se tratar de um código independente, recomenda-se que, em caso de dúvida, não o rode em seu navegador.

Veja, a seguir, como verificar quem são seus melhores amigos no Facebook.


1. Vá até a página do desenvolvedor, clique no link FB Friends Ranking e arraste-o até a barra de favoritos de seu navegador.


2.  Entre no Facebook com suas credenciais. Com o Facebook aberto, clique no botão FB Friends Ranking na sua barra de favoritos. Nos testes do UOL Tecnologia, por vezes, foi necessário clicar mais de uma vez no botão.


3. Aparecerá a lista com seus principais amigos - quanto mais no topo, mais você interage com eles.