Topo

Dicionário Oxford elege 'selfie' a palavra do ano

Atriz Marina Ruy Barbosa mostra, na prática, o que é o selfie; foto foi tirada em julho, em praia do Rio  - Dilson Silva/AgNews
Atriz Marina Ruy Barbosa mostra, na prática, o que é o selfie; foto foi tirada em julho, em praia do Rio Imagem: Dilson Silva/AgNews

Do UOL, em São Paulo

19/11/2013 07h54

“Selfie” foi eleita a palavra do ano em 2013 pelo tradicional dicionário Oxford, indicando que o termo atraiu muita atenção nos últimos meses. “Pesquisas de linguagem conduzidas pelos editores do dicionário Oxford revelam que a frequência da palavra ‘selfie’ na língua inglesa aumentou 17.000% em relação ao mesmo período do ano passado”, diz comunicado.

A "palavra do ano" de 2013 é a mesma nas versões britânica e norte-americana do dicionário - algo que nem sempre acontece. Em 2012, por exemplo, a versão dos EUA elegeu omnishambles (matadouro), enquanto a do Reino Unido ficou com o verbo GIF (para imagens animadas no ambiente digital).  

A popularização está ligada aos autorretratos divulgados em redes sociais. A prática tem diversos famosos entre adeptos e até o papa Francisco aparece em uma dessas fotos, tirada por um grupo de adolescentes na basílica de São Pedro, no Vaticano.

O termo foi adicionado no site do dicionário Oxford em agosto de 2013, mas ainda não consta na versão impressa. “Uma foto que a pessoa tira dela mesma, geralmente com um smartphone ou uma webcam, e publica em uma rede social”, diz a definição. “Selfies ocasionais são aceitáveis, mas postar uma nova foto de você mesmo todos os dias não é necessário”, exemplifica o dicionário.

O primeiro registro da palavra foi em 2002, em um fórum virtual da Austrália – no texto, um usuário descreve uma foto e pede desculpa pelo foco, pois tratava-se de um selfie. O termo começou a aparecer no serviço de fotos Flickr, em 2004, e ganhou força com as redes sociais em 2012.