Topo

Falhas comuns no Skype apagam contato, impedem conversa e irritam usuários

Logotipo do Skype, programa de voz sobre IP, na sede da companhia em Luxemburgo - AP
Logotipo do Skype, programa de voz sobre IP, na sede da companhia em Luxemburgo Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

25/11/2013 06h00

A Microsoft começou em maio deste ano a migração os usuários do Windows Live Messenger para o Skype. Após seis meses, o funcionamento do Skype não está redondo, sobretudo para quem migrou do Messenger. O serviço de comunicação adquirido pela empresa de Bill Gates afirmou que está ciente das falhas e que tem trabalhado para solucioná-las.

Entre os erros, há desde aquele que impede conversar com contatos online (uma bolinha cinza fica rodando, indicando que a mensagem está sendo enviada) até outros menos graves, como atribuir a algumas pessoas o nascimento em uma data diferente da original.

Consultado pela reportagem, o Skype admitiu as falhas e disse que tem "trabalhado duro" para resolvê-las. "Antes de tudo, nós recomendamos que os usuários tenham a última versão instalada do Skype instalada e que usuários que migraram do Windows Live Messenger apenas se conectem com essa conta, caso contrário não verão seus contatos antigos", sugere a equipe de suporte do programa.

Veja a seguir alguns erros encontrados, que podem tirar seus usuários do sério:

Mensagens atrasadas

Sem nenhum motivo, o Skype, às vezes, não permite o envio de mensagens para alguns contatos online. O programa simplesmente fica exibindo uma bolinha cinza rodando (indicando que a mensagem está sendo enviada). O conteúdo acaba sendo enviado algumas horas ou até dias depois, sem que o usuário seja informado sobre o “atraso” ou possa resolver o problema.

  • Reprodução

    Erro intermitente no Skype impede comunicação via mensagem entre contatos no programa

Tempo de login expirado

Este erro costuma ocorrer com pessoas que deixam o computador hibernando com o Skype conectado. Após horas longe da estação, o usuário tenta acessar o serviço e recebe como resposta que o tempo de login expirou.

Algo que pode funcionar para consertar isso é realizar a tarefa padrão para erros no Windows: reinicie o computador e tente novamente.

  • Reprodução

    Bug no Skype faz com que pessoas tenham data de nascimento alterada para 1904

Contatos que nunca aparecem online ou desaparecidos

Desde o início da migração do Windows Live Messenger para o Skype, alguns contatos nunca mais ficaram online para determinados usuários. Para poder conversar com essas pessoas, algumas vezes funciona o recurso de excluir o contato e, em seguida, adicioná-la novamente.

Há ainda o caso de contatos de usuários do Windows Live Messenger que sumiram com a migração. O estranho é que, às vezes, duas pessoas estão conectadas, mas apenas uma consegue ver que a outra está disponível. Uma saída que pode funcionar (ou não) é as duas pessoas se excluírem e, na sequência, retomarem o contato.

Excluir conta do Skype

Essa é a reclamação campeã entre os leitores do UOL Tecnologia. O processo para apagar uma conta do serviço de mensagem instantânea é longo e pode durar até duas semanas para a plataforma "desligar" um perfil. Em vez de ter um simples botão excluir, o usuário precisa alterar seu nome e, quase como uma partição pública, enviar o pedido de exclusão por meio de uma página específica.

Avisos de aniversários

O Skype informa o aniversário dos contatos. No entanto, alguns usuários que vieram do Windows Live Messenger aparecem com uma idade padrão: 109 anos. Por algum motivo estranho, o Skype só consegue pegar as informações corretas de dia e mês de nascimento das pessoas do Windows Live Messenger. O ano cadastrado vai para 1904.

A reportagem sugeriu que uma das pessoas que apareciam com 109 anos alterasse o ano de nascimento. Mesmo assim, nada mudou. Entre usuários antigos do Skype, a informação relacionada à idade aparece corretamente.