Topo

Cansado do Skype? Conheça alternativas ao programa da Microsoft

Tela do aplicativo Facebook Messenger rodando em um smartphone com sistema Android - Reprodução
Tela do aplicativo Facebook Messenger rodando em um smartphone com sistema Android Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/11/2013 06h02

Com a migração dos usuários do Windows Live Messenger para o Skype, o programa de comunicação tornou-se um dos mais populares do mundo. Porém, a transição não tem sido tão suave, considerando que ainda há várias falhas no Skype. Ficar dependente do programa não é problema, pois há uma série de comunicadores que permitem conversar pela internet, fazer ligações e videochamadas e em diferentes dispositivos (computador, tablet ou smartphone).

Facebook 

A rede social mais popular do mundo conta com uma ferramenta de conversa instantânea, que funciona em diversas plataformas: computadores Windows (o programa chama-se Facebook Chat) e dispositivos móveis (Android e iPhone). O Facebook também informa que é possível usar o Facebook Chat por meio dos programas Pidgin (Windows, Mac e Linux), Adium (Mac) e iChat (Mac). É necessário ter cadastro na rede social para utilizar.

Google Hangout  

A ferramenta de chat, voz e videoconferência do Google pode ser utilizada no computador (diretamente no navegador ou por meio de um complemento para Chrome ou Firefox) ou em dispositivos móveis Android e iOS. Além de conectar gratuitamente os contatos do Google, é possível ainda comprar créditos no Google Wallet e fazer ligações para telefones convencionais. É necessário ter uma conta válida do Google para utilizar o aplicativo.

eBuddy Chat

Para quem quer apenas bater papo e não gosta de instalar um monte de programas, o eBuddy reúne em uma só conta os contatos do Windows Live Messenger, Google Hangout, AIM, ICQ e Yahoo! Messenger. Ele está disponível via navegador (basta acessar a página do serviço e fazer login) e em plataformas móveis (Android, iOS e em alguns aparelhos Nokia). O serviço é gratuito

  • Reprodução

    Tela da interface do aplicativo Viber para o sistema Android

Viber

O programa começou com um comunicador específico para dispositivos móveis (disponível gratuitamente para iOS, Android, BlackBerry, Windows Phone e Nokia) e após um tempo versões para computador (Windows, Mac e Linux). Com o Viber, é possível enviar mensagens gratuitas para amigos pela internet, fazer ligações de voz e videoconferências. O usuário também pode comprar créditos para fazer ligações para telefones fixos.

Line

O comunicador Line permite enviar mensagens e fazer ligações gratuitas por meio de dispositivos móveis (iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia Asha). Recentemente, a plataforma também lançou uma versão para computador (Mac OS, Windows 7 e Windows 8). No entanto, para usar essa segunda funcionalidade é preciso fazer um cadastro por e-mail via aplicativo móvel. O programa é gratuito.

Tango

É um aplicativo criado por israelenses que permite fazer chamadas pela internet e realizar conferências em vídeo. Como o Skype, o programa permite realizar conversas com pessoas em dispositivos móveis (aparelhos Android, Windows Phone e com sistema iOS) e em computadores com sistema operacional Windows. Programa é gratuito.