Topo

Restaurante em Israel dá 50% de desconto a cliente que desligar o celular

25/11/2013 12h17

Um restaurante localizado perto de Jerusalém (Israel) oferece 50% de descontos aos clientes que desligarem seus telefones celulares enquanto estiverem no local. Jawdat Ibrahim, 49, o dono do Abu Ghosh (estabelecimento com mesmo nome da vila onde está localizado), afirma que os smartphones destruíram a experiência de comer fora.

A iniciativa não é nova, mas talvez o desconto seja o mais alto já oferecido por um estabelecimento aos "desconectados" - no site TripAdvisor, o Abu Ghosh tem 19 avaliações e uma boa cotação. O restaurante Bedivere, em Beirute (Líbano), abate 10% na conta e afirma que 40% de seus clientes aproveitam. 

Ibrahim espera que, com o desconto, os clientes voltem a aproveitar a companhia das pessoas à mesa, além de apreciar a comida. “Estou mudando algo. Pode ser algo pequeno, mas talvez de alguma forma possamos mudar a cultura”, afirmou. 

O proprietário abriu o restaurante em 1993, com o dinheiro que ganhou na loteria quando morava nos Estados Unidos. Ele acredita que o abuso da tecnologia vem piorando com o tempo: quanto mais sofisticados os telefones, mais eles atrapalham as conversas à mesa.

Ibrahim se diz chocado com os grupos de amigos ou casais que ficam sentados em silêncio, observando suas telas, e chegam a pedir que ele esquente novamente a comida (que esfriou enquanto usavam o telefone).  “A tecnologia é muito boa. Mas quando você come, especialmente quando está com a família e os amigos, pode esperar meia hora enquanto aproveita a comida e a companhia”, defende. 

* Com Associated Press