Topo

Britânico decide encontrar pessoalmente 730 amigos do Facebook

Daniel Shaw tirou com a mulher, Emma Shaw, a 1ª foto do desafio de encontrar os amigos do Facebook - Arquivo Pessoal
Daniel Shaw tirou com a mulher, Emma Shaw, a 1ª foto do desafio de encontrar os amigos do Facebook Imagem: Arquivo Pessoal

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

29/11/2013 06h01

O educador britânico Daniel Shaw, 38, tem mais de mil contatos no Facebook. Certo dia, um primo perguntou se ele conhecia mesmo todas essas pessoas. A provocação foi o suficiente para Shaw se propor a encontrar pessoalmente 730 amigos da rede social - muitos deles conhecidos da vida offline.

Além de querer mostrar que o primo está errado, o britânico também viu no desafio uma oportunidade de conversar cara a cara com essas pessoas e arrecadar dinheiro para portadores de uma doença neurológica grave.

“A ideia é conscientizar as pessoas e arrecadar dinheiro para o tratamento da doença do neurônio motor [enfermidade que afeta os neurônios responsáveis por atividades musculares, como fala e respiração]”, explicou Shaw por e-mail ao UOL Tecnologia. O padrasto de sua mulher morreu há dois anos com essa doença.

A decisão de encontrar 730 pessoas em um ano foi tomada por uma questão de bom senso, segundo ele. Por ter amigos em várias partes do mundo (inclusive no Japão e na Austrália), Shaw estabeleceu esse número, pois achou razoável encontrar pessoalmente, em média, duas pessoas ao dia. Toda a saga e a foto dos encontros são registradas em seu Facebook e no blog Meet730 (em inglês).

A tarefa, que começou em setembro, ainda está longe do fim. Por enquanto, ele encontrou 138 pessoas de Stoke-on Trent (sua cidade), Manchester e Birmingham em 90 dias. Dá uma média de 1,5 amigo por dia – retrospecto ruim, considerando que a ideia original eram dois amigos por dia. A campanha para arrecadar fundos está no site JustGiving e, por enquanto, conta com £ 650 (cerca de R$ 2.463). O objetivo do educador britânico é atingir £ 1.000 (R$ 3.789).

Em conversa por e-mail com o UOL Tecnologia, Shaw fala de sua “loucura”, dos problemas de logística para alcançar sua meta e da repercussão de seu desafio:

UOL Tecnologia: Por que você tem tantos amigos no Facebook? Tem muita gente que você nunca encontrou na vida?

Daniel Shaw: Eu conheço pessoalmente a maioria das pessoas que estão na minha lista de amigos do Facebook. Alguns estão no Japão, outros na China e também tem gente da Malásia e da Austrália, mas eu os conheço. A maioria era colega de trabalho e se mudou para esses países ou voltou para suas nações de origem. Eu chutaria que tenho uns cem amigos que nunca encontrei pessoalmente.

UOL Tecnologia: Você chegou a fazer uma lista  das 730 pessoas que se propôs a encontrar?

Shaw: A princípio, criei uma planilha, mas vi que seria muito difícil reunir todo mundo lá. Alguns amigos quiseram escolher qual número seriam e isso também me pareceu problemático. Então, toda noite olho minha lista de amigos e entro em contato com os que moram perto. Quanto aos que moram mais longe, estou fazendo uma lista para tentar visitar locais onde possa reunir o maior número de amigos possíveis numa mesma área.

  • Reprodução

    Fotos do Facebook de Daniel Shaw mostram alguns de seus amigos clicados por sua mulher

UOL Tecnologia: Quem tira as fotos para você? 

Shaw: Minha mulher, que foi a primeira pessoa com quem tirei foto para a campanha, é a fotógrafa oficial. Ela me ajuda nessa causa, porque perdeu seu padrasto, Kerry Seadon, que sofria da doença de neurônio motor. Eu quis envolvê-la na missão o máximo que eu pude.

UOL Tecnologia: Você pretende sair do Reino Unido para encontrar seus amigos? Quais lugares você planeja visitar?

Shaw: Por enquanto, não. Eu não sei exatamente onde essa missão vai me levar. Eu não tinha nem ideia que minha história ia parar nos jornais. Então, não descarto nenhuma possibilidade.

UOL Tecnologia: Não acha que seria mais fácil doar para caridade o dinheiro que você gastaria em viagens?

Shaw: Mas qual seria a diversão disso? Eu já doo mensalmente uma quantia para a caridade. Até o momento, não está saindo cara a tarefa de encontrar os 730 amigos. Na verdade, só tenho gastado com gasolina, mas estou tendo momentos muito bons ao encontrar esses meus amigos.

  • Reprodução/Facebook

    Na foto de número 007, o britânico Daniel Shaw posou com uma box comemorativo de 50 anos do personagem James Bond

UOL Tecnologia: Como você gerencia seu emprego com o projeto?

Shaw: Meu trabalho está totalmente separado do que estou fazendo para caridade.  Eu tenho me dedicado a essa tarefa durante a noite e nos finais de semana.

UOL Tecnologia: Qual mensagem você quer transmitir com esse grande encontro com amigos?

Shaw: Chamar a atenção para a doença de neurônio motor e arrecadar dinheiro para caridade. Toda vez que alguém doa dinheiro, me motiva a ir atrás dos 730 amigos do Facebook.

UOL Tecnologia: Agora que somos amigos no Facebook, você planeja vir ao Brasil tirar uma foto comigo?

Shaw: Quem sabe. Não descarto a possibilidade.