Topo

Celular russo tem uma tela de cada lado: uma tradicional, outra de e-book

YotaPhone tem duas telas: uma tradicional (esq), outra de e-book - que nunca desliga, diz o fabricante - Divulgação
YotaPhone tem duas telas: uma tradicional (esq), outra de e-book - que nunca desliga, diz o fabricante Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/12/2013 09h08

A empresa russa Yota Devices apresentou nesta terça-feira (3) o smartphone YotaPhone, que tem uma tela de cada lado – ambas com 4,3 polegadas. O aparelho será vendido na Rússia, pelo equivalente a R$ 1.420, e também estará disponível em países da Europa (com preço sugerido de 500 euros, ou cerca de R$ 1.610). O aparelho já está disponível para pré-encomenda.

A da frente é sensível ao toque, tem 720 x 1.280 pixels e tecnologia LCD, como em um telefone tradicional. A de trás tem 360 x 460 pixels, é preta e branca e usa tecnologia EPD, comum em livros eletrônicos. Essa segunda opção gasta menos bateria e facilita visualização em qualquer ambiente.

Todo o conteúdo da tela principal pode ser salvo e exibido na parte traseira – que, segundo o fabricante, nunca desliga. “Mesmo quando a bateria está vazia, as informações mais recentes exibidas na tela EPD continuam visíveis”, diz o site oficial. Nesta segunda tela, é possível ler livros eletrônicos, visualizar e-mails, alertas e qualquer informação capturada da tela principal (mapas, por exemplo).

O aparelho roda Android 4.2.2 (Jelly Bean), tem processador dual-core de 1,7 GHz, câmera de 13 megapixels, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Ele pesa 146 gramas e mede 13,3 cm x 6,7 cm x 1 cm. O site “The Verge” afirma ter testado protótipos da novidade e se decepcionado com o tempo de resposta das telas.