Topo

Telescópio 'proíbe' uso de internet e celular em cidade dos EUA

Cidade de Green Bank, em Virgínia Ocidental (Estados Unidos), tem zona de silêncio para funcionamento de observatório astronômico ultrassensível - Patrick Semansky/AP
Cidade de Green Bank, em Virgínia Ocidental (Estados Unidos), tem zona de silêncio para funcionamento de observatório astronômico ultrassensível Imagem: Patrick Semansky/AP

Do UOL, em São paulo

04/12/2013 20h49Atualizada em 05/12/2013 13h04

A  cidade americana de Green Bank (Virgínia Ocidental) não tem sinal de telefonia celular, nem internet sem fio. Os moradores são desencorajados a usar equipamentos eletrônicos para que o telescópio, localizado no município, funcione corretamente. O local é conhecido como NRQZ (National Radio Quiet Zone), algo como zona nacional de silêncio de rádio.

A razão do silêncio é proteger o telescópio do Observatório Nacional de Astronomia, que é usado para detectar ruídos no espaço. Segundo o órgão, a sensibilidade do instrumento consegue, por exemplo, captar o barulho de um floco de neve que atinge o solo.

Estabelecida em 1958 pelo FCC (Comissão Federal de Comunicações), o sinal de celular mais próximo do local só é encontrado há pelo menos uma hora de carro. Os únicos sinais de rádio utilizados são o de uma estação AM e o sistema de comunicação da polícia.

Enquanto os cientistas tentam ouvir ruídos para decifrar as origens e a estrutura do universo, os moradores da cidade levam uma vida sem dispositivos eletrônicos, bem diferente do resto dos americanos. Mais de 90% dos adultos do país têm um telefone celular hoje em dia.

O local tornou-se popular entre pessoas que acreditam ter hipersensibilidade a eletromagnetismo. Alguns moradores do local, que tem pouco menos de 200 habitantes, acreditam que a alta exposição a ondas de rádio de equipamentos eletrônicos têm causado problemas de saúde a elas.

(Com "Daily Mail")