Topo

Colorido, iPhone 5c se destaca mais pelo design do que pela potência

Divulgação
Imagem: Divulgação

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

05/12/2013 06h00

O iPhone 5c tem hardware muito parecido com o de seu antecessor, o iPhone 5, que foi oficialmente substituído por essa nova versão. Por isso, o destaque do aparelho fica mesmo com seu design chamativo.  Colorido, está disponível em azul, verde, rosa, amarelo e branco. Sua carcaça é de plástico, algo incomum para as novas gerações do celular da Apple.

A combinação de cores, plástico e bordas mais arredondadas dão ao smartphone uma aura jovem. É mais fácil imaginar um adolescente usando um iPhone rosa com capinha amarela, do que alguém mais velho fazendo o mesmo em uma reunião de trabalho.

De fato, o 5c parece mirar um público mais jovem – uma de suas propostas é ser um iPhone ‘barato’, mas isso não aconteceu no Brasil.

Direto ao ponto

Nome: iPhone 5c
Armazenamento: 16 GB e 32 GB
Sistema: iOS 7
Tela: 4 polegadas
Cores: azul, verde, rosa, amarelo e branco
Internet: 3G e 4G
Preço: até R$ 2.599 (32 GB)
Pontos positivos: colorido, aparência jovem e bom hardware
Pontos negativos: preço elevado; poucas novidades no smartphone

Você pode achar que o plástico do iPhone 5c deixou o aparelho frágil. No entanto, apesar de não ter passado por testes de resistência, o smartphone aparenta solidez – parte dessa sensação é causada pelo revestimento interno de aço e pela bateria ser embutida.

Além da mudança na aparência, o plástico deixou o smartphone mais escorregadio do que um lambari ensaboado. Por isso, para evitar quedas, é preciso tomar cuidado durante o manuseio.  Mas uma capinha resolve isso (os modelos oficiais são vendidos no Brasil por R$ 139).

Recursos

Apesar dos componentes internos do iPhone 5c serem iguais ao do iPhone 5, ele tem uma substancial diferença: compatibilidade com internet 4G. Isso significa que o “coloridinho” pode deixar o antecessor comendo poeira na internet, caso essa conexão funcione como esperado.

De resto, o hardware é basicamente igual. O smartphone é composto por um processador A6 dual-core, tela retina de 4 polegadas e duas câmeras (traseira de 8 megapixels e frontal de 1,2 megapixel).

 

Essa configuraçãojá tem um ano de vida (desde o lançamento do iPhone 5), mas ainda executa bem as tarefas pesadas. Jogos como “Fifa 14”, “Clumsy Ninja” e “WorldAtArms” funcionaram sem problemas. A navegação por GPS pelo aplicativo “Waze” também funcionou sem engasgos, mesmo no recálculo de rotas.

A câmera do aparelho ganhou alguns recursos, como a fotografia panorâmica. As fotos registradas são límpidas e com boas cores. Apesar de não ser tão rápido quanto o iPhone 5s no disparo dos cliques, o aparelho colorido também registra imagens rapidamente quando o usuário segura o botão que aciona a câmera. – 24 registros em dez segundos, contra cem cliques em dez segundos do iPhone 5s.

Para os usuários do iPhone 5, é desnecessário fazer um “upgrade” para o iPhone 5c, porque existem mais similaridades do que diferenças. No caso da troca de aparelho, uma melhor opção seria o iPhone 5s. Mas se o usuário quiser ter um smartphone da Apple pela primeira vez, o 5c é uma boa opção.