Topo

Criadora de "Angry Birds" diz ser mais que uma empresa de jogos

Recepção da sede da Rovio, empresa que faz o jogo "Angry Birds", em Espoo (Finlândia) - Divulgação
Recepção da sede da Rovio, empresa que faz o jogo "Angry Birds", em Espoo (Finlândia) Imagem: Divulgação

Guilherme Tagiaroli

Do UOL*, em Espoo (Finlândia)

13/12/2013 06h02

A finlandesa Rovio foi fundada em 2003 com o objetivo de criar jogos divertidos. Mas somente em 2009, após 51 games que não deram certo, a companhia lançou “Angry Birds”, seu maior sucesso e um dos jogos móveis mais bem sucedidos do mundo. “Começamos como uma empresa que desenvolvia jogos, mas agora somos uma empresa de entretenimento”, afirmou Sara Antila, diretora de comunicações da Rovio, durante visita da reportagem à sede da empresa em Espoo (Finlândia).

A companhia ainda continua fazendo games, mas o modelo de negócios não é baseado apenas em criar novos jogos. “Nosso objetivo é divertir o mundo todo com nossos personagens”, afirmou. Atualmente, a Rovio (termo em finlandês que significa fogueira) diz ter mais de 10 mil produtos licenciados com a marca “Angry Birds” pelo mundo. A variedade vai de anzol para pesca com os personagens do game a refrigerantes.

Além dos produtos, a empresa começou a criar parques temáticos (atualmente, há dez pelo mundo, sendo um deles em São Paulo), uma série de desenhos animados chamada “Angry Birds Toons” e uma das mais recentes iniciativas tem relação com o mercado de educação. A companhia começou a produzir conteúdo didático para ajudar no aprendizado de crianças da pré-escola.

A última iniciativa da marca para retomar a relevância dos “pássaros nervosos” é o jogo “Angry Birds Go”, lançado no último dia 11 de dezembro para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry OS. O game consiste em uma corrida no estilo “Mario Kart” entre os personagens da franquia de jogos.

Questionada sobre os desafios da companhia, uma vez que a empresa fatura com um título lançado de 2009, a diretora de comunicações disse que a empresa tem acompanhado as tendências e que há mais títulos sendo desenvolvidos. Além disso, ela afirmou que a companhia tem apostado em novos jogos lançados sob o selo Rovio Stars.

* O jornalista viajou a convite da Embaixada da Finlândia no Brasil.