Topo

Aplicativos transformam smartphone em ferramenta de cidadania

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

16/12/2013 06h00

Uma calçada esburacada, o poste de luz que não funciona, um acidente de trânsito. Todos esses problemas merecem divulgação e podem se tornar informações importantes para o cidadão e para as autoridades. Pensando nisso, desenvolvedores de aplicativos criaram programas que permitem denunciar a má conservação do patrimônio público, alertar sobre acidentes de carro, criticar o atendimento do setor de saúde ou mesmo receber informações úteis fornecidas pelas autoridades.

Conheça quatro opções voltadas para a cidadania. As três primeiras alternativas podem ser usadas em qualquer cidade, enquanto o Complicitat tem seu foco voltado a São Paulo.    

Colab

Vencedor do prêmio internacional AppMyCity de 2013, o Colab é um programa criado por brasileiros que abre espaço para o usuário propor soluções e avaliar serviços (públicos ou privados).

Ao tocar na opção “Fiscalize”, é possível realizar denúncias sobre problemas como sinais de trânsito quebrados, iluminação pública deficiente ou falhas na limpeza urbana. Dá para registrar endereço, colocar foto, fazer uma breve descrição do fato e compartilhar com os amigos pelo Facebook.

Sua versão para celular carece de recursos como filtros de busca por Estado ou cidade, já presentes no serviço disponível via navegador. Exige que o usuário tenha conta no Facebook.

Grátis

Para iPhone e Android

Cidadera

Seu objetivo é chamar a atenção das prefeituras para os problemas enfrentados pelos cidadãos e buscar soluções.

Ao encontrar uma ocorrência, basta tocar em “Denúncia”, selecionar uma categoria e preencher um formulário curto, com descrição e foto do local. Os casos reportados vão parar em um mapa e são  identificados por ícones. Outros usuários podem inclusive apoiar a reclamação (um equivalente ao “curtir” do Facebook), clicando em Protestar.

Inclui busca por endereços. Traz alguns problemas de revisão, com textos como “poste de luz em mal estado” (o correto é mau estado).

Grátis

Para iPhone e Android

Cidade Legal

Logo que você abre o aplicativo, ele já identifica sua localização em um mapa. Para registrar um problema na sua cidade, basta tocar no ícone “Grave este Ponto” e escolher entre as opções de problema que deseja relatar, como semáforo quebrado, bueiro sem tampa, poste de luz apagado ou falta de acessibilidade.

É possível tirar uma foto da ocorrência para incluir na reclamação, além de compartilhar o caso via Facebook ou Twitter. Os problemas relatados passam a fazer parte do mapa e podem ser conferidos por quem estiver na redondeza.

Fica devendo um campo para incluir mais informações sobre o problema ou mesmo relatar se ele já foi resolvido.

Grátis 

Para iPhone e Android

Complicitat

Aplicativo com foco na divulgação, por bairro, de informações geradas por serviços públicos e privados de São Paulo.  Com ele, o cidadão tem na tela do celular alertas fornecidos pela polícia ou pelo corpo de bombeiros, informações de trânsito e dados sobre lazer, com atividades em bibliotecas, museus e zoológicos, entre outros.

Depois de definir o bairro de interesse, o usuário seleciona temas como segurança, educação e cultura, para receber uma lista de atrações ou alertas. Em alguns bairros, porém, o volume de informações é limitado.

Durante os testes do UOL Tecnologia, não havia qualquer informação sobre cultura nas regiões do bairro do Limão, Santana ou Rio Pequeno, por exemplo.

Grátis

Para Android