Topo

França: grevistas atacam carros de aplicativo concorrente dos táxis

Carro da Uber, serviço via app de motorista particular, é atacado em Paris - Reprodução/Renaud Visage/Cnet
Carro da Uber, serviço via app de motorista particular, é atacado em Paris Imagem: Reprodução/Renaud Visage/Cnet

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 18h05

Taxistas em greve nesta segunda-feira (13) em Paris, na França, atacaram carros do Uber, aplicativo para smartphones que permite chamar um motorista particular, e de outros serviços semelhantes.

Segundo a “CNET”, taxistas que atendem os dois maiores aeroportos da cidade e a área central de Paris estão protestando contra os chamados VTC (sigla em francês para o serviço de veículos de turismo com motorista).

“Atacada em um @uber por taxistas em greve perto do aeroporto de Paris: janelas quebradas, pneus furados, veículo vandalizado e mãos sangrando”, escreveu  a passageira Kat Borlogan, cofundadora da empresa de tecnologia Five-by-Five. Ela afirmou, por meio de sua conta no Twitter, que o motorista conseguiu tirá-los do local "em segurança".

  • Reprodução/Renaud Visage/Cnet

    O passageiro Renaud Visage, diretor de tecnologia da Evenbrite, publicou uma foto do vidro quebrado de um dos carros atacados

A Uber confirmou ter ocorrido “uma dúzia” de incidentes de depredação de seus carros na capital francesa. Um outro veículo da Allocar também teria sido atacado.

Na França, desde o dia 1º de janeiro é aplicada uma regra federal que obriga os motoristas particulares desses serviços a aguardarem o período mínimo de 15 minutos entre o pedido da corrida e a chegada para buscar o passageiro. As empresas dos aplicativos recorrem da decisão.