Topo

Tablet da NewLink agrada pelo preço, mas peca na velocidade e bateria

NewLink Tablet 711 Dual-Core Surfer tem procesador dual-core e bateria pouco resistente - Divulgação
NewLink Tablet 711 Dual-Core Surfer tem procesador dual-core e bateria pouco resistente Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci

DO UOL, em São Paulo

16/01/2014 06h01

O NewLink Tablet 7” Dual-Core Surfer (sim, é esse o nome completo do sujeito), com preço sugerido de R$ 500, se destaca pela variedade de aplicativos pré-instalados e qualidade multimídia. Na contramão dessas vantagens estão a exagerada lentidão para um equipamento dual-core (processador de dois núcleos) e a baixíssima duração da bateria.

O aparelho da NewLink sai na frente ao oferecer vários aplicativos famosos já instalados, o que poupa o tempo do usuário. Instagram, Skype e YouTube já estão inclusos, além de jogos como “Angry Birds”, “Subway Surfers” e “Candy Crush Saga”.

Nas questões multimídia, o New Link também não decepciona. Ao rodar vídeos, o tablet apresenta uma boa qualidade de áudio e imagem. O som é alto e claro, enquanto as imagens são bonitas e apresentam cores vibrantes. Porém, após assistir a três videoclipes seguidos, a bateria do Surfer cai pela metade.

Direto ao ponto

Nome: NewLink Tablet 7"Dual-Core Surfer TB103
Sistema operacional: Android 4.2 (Jelly Bean)
Tela: 7 polegadas (800 x 480 pixels)
Processador: Dual-core de 1,2 GHz
Dimensões: 11,7 x 19,2 x 1,1 cm; 400 gramas
Memória RAM: 1GB
Conexão: Wi-Fi e 3G
Preço sugerido: R$ 500
Pontos positivos: Aplicativos famosos instalados, boa qualidade de vídeo e áudio, borracha para não escorregar.
Pontos negativos: Muito lento e bateria descarrega rapidamente.

Enquanto bons tablets prometem (e cumprem) dez horas de funcionamento, o Surfer funciona por apenas duas horas quando se exige muito dele: Wi-Fi ligado, conexão 3G em ação e reprodução de filmes sendo no modo online.

Lentidão

Outro grande problema do tablet é a lentidão. Apesar de mostrar ótimo desempenho ao baixar aplicativos com a conexão Wi-Fi, ele trava com frequência na hora de executar alguns jogos. É mais fácil ser pego pelo inspetor no “Subway Surfers” do que fugir dele - o aparelho para no meio do jogo, e o personagem bate de frente com o que aparecer primeiro.

A lentidão também surge na hora de acessar os aplicativos instalados no tablet. Ao passar de uma tela para outra, parece que não há nada no NewLink. Aos poucos, vários apps vão surgindo na tela.

A nuvem negra da lentidão também aparece ao executar vídeos. Enquanto o clipe do Avenged Sevenfold, Hail to the king, (http://zip.net/bnk07K) foi executado automaticamente após ser clicado no aplicativo do YouTube, o de Afterlife (http://zip.net/bdk1FD) se recusou a ser exibido. O clipe da banda americana só abriu após o aplicativo ser reiniciado. Para usá-lo, em resumo, deve-se ter paciência.

  • Divulgação

    Tablet facilita a vida do usuário e conta com uma série de aplicativos pré-instalados

Design

O Surfer é um tablet básico, disponível nas cores preta e branca. Seu diferencial está na parte traseira, recoberta por uma espécie de textura (como se fossem várias bolinhas), o que impede o tablet de deslizar das mãos.

Todas as entradas e botões se localizam em um mesmo lado do aparelho, na parte inferior. Isso faz com que o design fique mais organizado e limpo. As opções são: botão de ligar e desligar, entrada para headphone, porta USB, entrada para carregar o dispositivo e entrada para microSD e HDMI.