Topo

Hershey's firma parceria para criar impressora 3D que molda chocolate

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 15h03Atualizada em 17/01/2014 15h12

A Hershey’s, fabricante norte-americana de chocolates, anunciou nesta quinta-feira (16) uma parceria com a companhia 3D Systems para produzir impressoras 3D que trabalhem com chocolate. As empresas ainda não especificaram quando deverão lançar o primeiro produto juntas.

O trato entre as companhias prevê o desenvolvimento conjunto de impressoras 3D que usem o chocolate como matéria-prima e a produção de outros produtos não relacionados a doce.

Segundo a 3D Systems, fazer impressoras que possam criar chocolates de diversos formatos é uma “ótima maneira” de ajudar a popularizar a tecnologia.  Já para a Hershey’s, entrar na área de impressão 3D representa um novo canal de distribuição de seus produtos.

“Seja para criar uma nova forma de doces ou desenvolver um novo jeito de produzi-los, adotamos novas tecnologias como uma maneira de desenvolver nossas formas de confecção para o futuro”, disse William Papa, da divisão de pesquisa e desenvolvimento da fabricante de chocolate.

Atualmente, as impressoras 3D disponíveis para o público no Brasil custam em torno de R$ 6.000 e apenas confeccionam objetos com plástico.

Alguns analistas consideram que a popularização das impressoras 3D pode revolucionar o setor de manufatura, reduzindo os custos de transporte. Qualquer pessoa com uma impressora, por exemplo, pode baixar um modelo de capa de celular e produzi-la em seu próprio equipamento.

Impressora 3D vendida no Brasil permite criar objeto em casa