Topo

Digitar enquanto caminha pode causar desequilíbrio e acidentes, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 08h46

Enviar mensagens enquanto se está caminhando pode afetar o equilíbrio do corpo e aumenta a chance de que aconteça um acidente, segundo um estudo realizado pela universidade de Queensland, na Austrália.

De acordo com a pesquisa, quando as pessoas digitam, elas assumem uma postura parecida com a de um robô, com os braços colados ao corpo e a cabeça se movendo para os lados. Isso pode causar desequilíbrio, tropeços e até acidentes envolvendo o trânsito.

Os pesquisadores analisaram a forma como 26 pessoas andavam em linha reta em três situações diferentes. Na primeira tentativa, sem o celular. Na segunda, apenas lendo uma mensagem. Na terceira, os participantes digitavam durante o trajeto. A última caminhada foi a que apresentou mais alterações de percurso – as pessoas diminuíram o ritmo das passadas e saíram do caminho correto.

A pesquisadora Siobhan Schabrun, responsável pelo levantamento, orienta os pedestres a pararem de andar para digitar. “Uma solução simples [para diminuir os riscos] é parar antes de responder uma mensagem. Isso leva apenas 30 segundos”, afirmou para ao site científico “PLoS ONE”. 

Assista abaixo aos flagrantes de pedestres distraídos ao celular: