Topo

Rio de Janeiro passa a receber denúncias sobre procurados via WhatsApp

Aplicativo WhatsApp vai ser usado pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro para receber informações de procurados da Justiça - Reprodução
Aplicativo WhatsApp vai ser usado pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro para receber informações de procurados da Justiça Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 17h13

A Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro disponibilizou um número celular para que os usuários façam denúncias pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. A ferramenta serve somente para envio de informações sobre pessoas que estão sendo procuradas pela Justiça, e não de ocorrências comuns.

Segundo a secretaria, os cidadãos poderão enviar arquivos (como fotos, vídeos ou gravações de voz) sobre a localização ou hábitos de procurados pela Justiça. O número de contato é (21) 96802-1650. O envio da mensagem pode gastar o plano de internet móvel do usuário.

Também nesta semana, a Polícia Militar de Goiás divulgou um número no Whatapp para fazer denúncias: (61) 9916-7371. O lançamento oficial da iniciativa - já em operação - está marcado para 3 de fevereiro. 

No Rio

Depois de feita a denúncia, as informações passam por uma triagem. Segundo a secretaria fluminense, os dados serão acumulados para serem enviados em dois lotes por dia às autoridades responsáveis.

Os organizadores prometem que a denúncia será totalmente anônima. No entanto, para enviar uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp, é preciso cadastrar o número telefônico na agenda do celular. Depois disso, as pessoas envolvidas na conversa têm acesso a dados uns dos outros, incluindo número de telefone, nome e foto.

O departamento explica que, apesar da exposição do número de telefone (feita via WhatsApp), todos os dados de quem fizer uma denúncia serão guardados e mantidos sob sigilo. De acordo com a secretaria, o anonimato será garantido da mesma forma que já ocorre com o disque-denúncia via chamada telefônica.

A iniciativa faz parte de um departamento que compõe a secretaria, chamado Procurados. O site procurados.org.br reúne fotos e dados dos suspeitos que estão foragidos da Justiça. A página mostra também a recompensa que será entregue pela captura de cada suspeito. Os valores variam entre R$ 1.000 e R$ 2.000.