Topo

Campus Party oferece internet ultraveloz de 40 Gbps, mas falta Wi-Fi

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

27/01/2014 12h29

A Campus Party 2014 chega a sua sétima edição oferecendo internet ultraveloz com 40 Gbps (gigabits por segundo), que é compartilhada pelos participantes via cabos de rede. No entanto, ainda falta Wi-Fi no evento, que teve início nesta segunda-feira (27) em São Paulo.

Os clientes do patrocinador oficial Vivo poderão acessar as redes 3G, 3G Plus e 4G. Mas aqueles que quiserem usar a conexão Wi-Fi terão de levar seus próprios roteadores (ou usar os dos amigos).

Ari Falarini, diretor de redes da Vivo, afirma que o desempenho da rede Wi-Fi ficaria comprometido em um ambiente com tantas pessoas conectadas (são esperados 8.000 campuseiros no evento). Ainda assim, na Campus Party 2014 serão feitos testes com uma rede Wi-Fi.

Questionado sobre o uso dessa tecnologia nos estádios da Copa 2014, Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica, afirmou se tratar apenas de uma "alternativa". No entanto, insistiu que não é a melhor opção de acesso em locais com muitas pessoas.

Conexão
A conexão de 40 Gbps da Campus Party chega ao evento via duas rotas (físicas) separadas, criando redundância – isso evita eventuais problemas de acesso. Segundo os organizadores, o objetivo é fazer com que o limite de acesso seja estabelecido pelo hardware dos usuários, não pela rede.

Na Campus Party do ano passado, diz Falarini, o pico do tráfego foi registrado na quinta-feira. Na ocasião, o auge foram 15,5 Gbps. A título de comparação, a primeira edição da Campus Party oferecia conexão de 5 Gbps.

Para dar uma ideia de quanto representa a conexão total, Falarini comparou: seria suficiente para 20 mil pessoas acessarem simultaneamente uma conexão de 2 Mbps (megabits por segundo).