Topo

Aplicativo toca músicas do computador no smartphone Android

O Skifta reproduz músicas do PC no celular - Reprodução
O Skifta reproduz músicas do PC no celular Imagem: Reprodução

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 06h00

O leitor Daniel entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como reproduzir no smartphone as músicas que estão em seu computador. Ele gostaria de usar os alto-falantes de seu telefone Android como se fossem os do PC, por meio de uma conexão sem fio.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Um programa que permite realizar a tarefa é o Skifta, que deve ser baixado no computador (Windows ou Mac) e no smartphone Android. O software, por meio da rede sem fio, dá acesso a conteúdo multimídia do computador (fotos, vídeos e músicas) e permite a reprodução de arquivos remotamente.

Para que ambos (PC e celular) conversem, eles devem estar na mesma rede Wi-Fi. Além disso, o computador deve estar ligado, pois só assim o o smartphone conseguirá reproduzir o conteúdo.

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o Skifta se mostrou muito fácil de utilizar e quase não pediu configurações específicas para fazer o telefone “conversar” com o PC. Uma vez instalado no Android, ele automaticamente encontra o computador em rede e já mostra o conteúdo das pastas multimídia padrão do computador (Música, Fotos, Vídeos).

Entre os pontos negativos do Skifta está o fato de ele não ser compatível com um grande número de extensões multimídia. Entretanto, para quem deseja ver imagens e ouvir música em MP3, ele quebra um bom galho.