Topo

Metalúrgico transforma personagens ''nerds'' em bonecos feitos de papel

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

29/01/2014 13h18

Para algumas pessoas, fazer uma simples dobradura já é um problema, mas aparentemente isso não acontece com João Paulo Coelho, 33. O metalúrgico e participante da Campus Party 2014 faz verdadeiras esculturas usando a técnica “papercraft”, que consiste em moldar e unir pequenas partes de papel.

Para fazer o boneco do Goku, personagem de ''Dragon Ball Z'', ele colou mais de 2.000 peças durante três meses de trabalho. Ele gastou cerca de R$ 160 para criar o boneco, principalmente com cartuchos de tinta (quatro no total) – as peças são impressas.

Já o personagem Yoda, da saga “Star Wars”, é composto por cerca de 200 peças. O boneco do filme, assim como os outros produzidos pelo metalúrgico, não está à venda.

  • Junior Lago/UOL

    Para fazer o boneco do Goku, Coelho colou mais de 2.000 peças durante três meses 

Hobby

Coelho não pensa, pelo menos por enquanto, em ganhar dinheiro com essas esculturas. “É mais um hobby. Algumas obras viram presente, como o Yoda, que dei de aniversário para minha irmã”, conta ele.

  • Junior Lago/UOL

    O mestre Yoda de papel virou presente para a irmã de Coelho

O campuseiro explica ainda que aprendeu o ofício sozinho. Segundo ele, o processo de fabricação é bem intuitivo.

O primeiro passo é imprimir as peças em cartolina ou papel cartão. Em seguida, é preciso recortá-las. A última etapa é colar as centenas de partes, que vêm sempre enumeradas.

Os modelos dos bonecos podem ser encontrados prontos na internet. Mas é preciso usar ainda um software de renderização 3D para criar os moldes.

Se o usuário quiser fazer um boneco próprio, pode pegar uma imagem normal (chapada) e transformá-la em 3D.