Topo

Polícia de Roma recebe via Twitter denúncias de infrações no trânsito

Usuário fez denúncia referente a carros parados sobre a faixa de pedestre; muitos também enviam fotos - Reprodução/Twitter
Usuário fez denúncia referente a carros parados sobre a faixa de pedestre; muitos também enviam fotos Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

29/01/2014 11h19

A polícia de Roma (Itália) contará com a ajuda das redes sociais para coibir o estacionamento de carros e motos em lugares impróprios. Os interessados devem enviar uma denúncia pelo Twitter, mencionando a conta oficial @PLRomaCapitale. As autoridades podem então responder ao tuíte, informando quais ações foram tomadas. 

Raffaele Clemente, novo responsável pela polícia local, afirmou que o objetivo da adoção da ferramenta é criar uma mudança cultural. “Compartilhar, como acontece nas redes sociais, é algo necessário para combater alguns padrões de quebra das regras, ilegalidades e crimes”, afirmou, segundo a Reuters.

A agência de notícias informa que metade dos romanos usa transporte privado, colocando a cidade entre as que têm mais veículos por habitantes: 70 automóveis para cada cem residentes. Além disso, as ruas são estreitas e muitos motoristas desrespeitam as regras de trânsito, criando um cenário caótico.

O perfil tem bastante atividade e cria uma “conversa” com usuários. Dessa forma, qualquer internauta pode visualizar a reclamação a qual a resposta está associada. Em muitos casos, os usuários enviam fotos, indicando o problema com imagens.