Topo

Pesquisadores captam lugares restritos da Antártida para o Street View

Imagem da Antártida captada pelo serviço Street View; Google pediu que pesquisadores tirassem as fotos - Reprodução
Imagem da Antártida captada pelo serviço Street View; Google pediu que pesquisadores tirassem as fotos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/01/2014 20h03Atualizada em 30/01/2014 20h10

O Google atualizou nesta quinta-feira (30) as imagens do serviço Street View com fotos tiradas de lugares remotos da Antártida. A gigante das buscas convenceu pesquisadores a usarem a mochila "trekker", equipada com diversas câmeras, durante expedições ao continente que rodeia o polo Sul. As informações são do tabloide britânico “Daily Mail”.

  • Divulgação

    Mochila trekker, do Google, é utilizada para captar imagens no Grand Canyon (EUA)

A maioria das novas imagens da Antártida foram tiradas nos vales secos de McMurdo, uma das poucas áreas do continente que não estão totalmente cobertas por neve.  O terreno é, predominantemente, rochoso, acidentado e com uma série de geleiras grossas.  

O norte-americano Cole Kelleher, cartógrafo e coordenador do PGC (Centro Polar Geoespacial) da Universidade de Minnesota, foi um dos pesquisadores que carregaram a mochila, que pesa quase 20 quilos. “É bem pesada. A parte mais difícil foi tomar conta dela para que não fosse danificada. O terreno [que percorri] é bem difícil. Mesmo assim, só caí por três vezes”, disse em entrevista ao “Atlantic Sun”.

Essa não é a primeira ação entre o PGC e o Google. No ano passado, especialistas do PGC captaram imagens de cabanas de Ernest Shackleton e Robert Falcon Scott, exploradores da Antártica, para o Street View.

A mochila "trekker" funciona junto com um smartphone, que recebe as informações captadas por ela. Ela conta com uma bateria e um conjunto de 15 lentes. As fotos são tiradas a cada 2,5 segundos e formam imagens panorâmicas de 360º.

Em abril de 2013, o Google anunciou o início da captação de imagens do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com a mochila "trekker". O local, de acordo com a companhia, foi o primeiro da América Latina a ser registrado com o acessório.