Topo

'Pequeno Princezo' filosofa no Facebook com funk ostentação e rolezinho

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

31/01/2014 08h00

Ícone da literatura infantil, citado por dez entre dez misses como “o livro favorito” em concursos mundo afora, multiplicador de frases tocantes como “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. E eis que “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, pode acumular mais um título admirável: é inspiração para a página “Pequeno Princezo” no Facebook.

O "Pequeno Princezo" já tem mais de 67 mil fãs na rede social, conquistados à base de imagens hilárias do meigo personagem infantil falando gírias (“Je ne suis [pas] tuas nega”; “Foi o tempo que dedicaste ao teu lelelê que o fez tão importante”) e versos emprestados do funk e do rap (“Beijinho no ombro pro recalque passar longe”; “Aqui estou, mais um dia, sob o olhar sanguinário do vigia”).

  • Reprodução/Facebook/Pequeno Princezo

    O "Pequeno Princezo" já tem mais de 67 mil fãs no Facebook, conquistados à base de imagens hilárias do meigo personagem falando gírias

A ideia de criar o personagem “mistura de Saint-Exupéry com Mc Daleste” foi dos criadores das páginas Site dos Menes (onde começaram as postagens) e Indignotas, ambas dedicadas ao humor. O grupo tem cinco integrantes, de empresários a designers: Felippe Agner e Alexandre Oliveira, de Curitiba (PR); Thiago Tonkiel, de São Paulo (SP); Danilo Miranda, de Porto Alegre (RS) e Thiago Schwartz, de Tubarão (SC).

“Queríamos brincar um pouco com essa aura de intelectualidade, pureza e magia que cerca o Pequeno Príncipe, associando sua imagem com algo que costuma estar na outra ponta da corda, quando se pensa em literatura: o funk ostentação e os movimentos da periferia”, contam.

O sucesso do Pequeno Princezo foi tanto que o grupo criou uma página só para ele. As postagens não têm periodicidade certa. “Se algum membro do site tem uma ideia, vai lá e posta. Também recebemos sugestões de fãs”, explicam.

Mesmo com o humor explícito e poucas críticas, há quem se irrite com a subversão do personagem infantil. “Teve um cara no Twitter que se irritou com os amigos dele compartilhando a página e saiu reclamando que aquilo era como ‘os bípedes conseguem estragar algo tão belo’.”

Acompanhe abaixo a conversa por e-mail com o “mano” direto das “quebrada” do asteroide B 612 (para a entrevista, entramos no clima e aderimos ao linguajar do princezo). 

UOL Tecnologia – Imaginava tanto sucesso nesse pico cabuloso do Feice?
Pequeno Princezo – Vixxxx... Fia, é uns corre loco, viu? Agora todo mundo dá moral pro Princezozinho no rolê. A Rosa tá até me chamando pra colar nas funkeira da quebrada dela. Mas se pá é como falam lá na vila: só se vê bem com o coração, pois nas horas graves os zóio fica cego, tá ligado?

UOL Tecnologia – O que você acha dos rolezinhos? Curte uns rolê também?
Princezo – Os tiozinho de gravata tem mania de querer achar explicação pra tudo, né? "Ah, é um protesto por serem excluídos". Véi, os cara das antiga nunca andaram de skate escondido no estacionamento do shopping? Nunca colaram com a galera da quebrada nos fliperama do shopping pra bater um Mortal Kombat? Nunca foram expulso do shopping porque xunxava a máquina de fliperama pra ganhar ticket? Agora os cara ficam tentando achar explicação pra comportamento de adolescente, mano. Mó brecha...

  • Reprodução/Facebook/Pequeno Princezo

    “Queríamos brincar um pouco com essa aura de intelectualidade, pureza e magia que cerca o Pequeno Príncipe", dizem os criadores do Pequeno Princezo

UOL Tecnologia – As mina pira com os post? Ou só dá as piriguete?
Princezo – Aparece de tudo. Mas tem mais princesa, se pá. Elas curte umas intelectualidade, mesmo que umas nunca tenham lido um livro. Mas essas cocotinha aí já sai querendo me apresentar pro sogrão, véi. Eu sô correria, não me apego, tá ligado?

UOL Tecnologia – Curte mais MC Guimê, Danado, Kelvinho ou nem?
Princezo – Ow, eu sou princezo né, véi? Respeito toda essa rapaziada aí, mas também curto um Ray Charles nervoso.

UOL Tecnologia – Pra cativar hoje em dia só com Hornet, Range Rover, Evoke?
Princezo – Eu sou mais sofisticado, tá ligado? Levo pro cafofo, coloco o meu CD de MP3 by DJ Jeffinho, que tem umas remix louca do Sinatra, abro o vinho que comprei no bar aqui da quebrada, ponho meu Oakley mesmo que esteja escuro e aí já mando um "Se tu vens às 4h da tarde, às 3h já tava nos corre pra arrumar o 'ambiance'". Aí, já era.

UOL Tecnologia – Véi, que treta é essa do “essencial é invisível para os olhos”?
Princezo – "Essencial" é o nome do bagul... ops, espera a PM passar que eu já termino.

UOL Tecnologia – Algum conselho ou frase daora pros mano e pras minas?
Princezo – Cês são eternamente responsáveis pelos B.O. que der.