Topo

França condena à prisão homem que postou agressão a gato no Facebook

Gato teve uma pata quebrada ao ser agredido em janeiro; ele foi encontrado no domingo (2)  - Claude Paris/AFP
Gato teve uma pata quebrada ao ser agredido em janeiro; ele foi encontrado no domingo (2) Imagem: Claude Paris/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/02/2014 10h43

A Justiça francesa condenou Farid Ghilas, 24, a um ano de prisão por crueldade contra os animais. Ele foi condenado nesta semana por um tribunal em Marselha, porque postou no Facebook um vídeo agredindo um gato de apenas cinco meses. As imagens causaram comoção na rede social, e o homem foi detido.

Segundo o “Telegraph”, as imagens mostram o homem atirando longe o gato, que ganhou o nome de Oscar. O animal parecia assustado e teve uma pata quebrada. Oscar foi encontrado no domingo (2) e passa por tratamento – apesar de divulgar fotos, os jornais e agências não informam onde em Marselha o felino está.

“Ele agiu com uma perversidade e sadismo únicos, que chocaram o mundo todo”, afirmou o promotor Emmanuel Merlin, ao comentar a ação de Ghilas. O vídeo foi postado em 22 de janeiro, e a polícia o deteve em 31 de janeiro.

  • Claude Paris/AFP

    Apesar de divulgar fotos, os jornais e agências não informam onde em Marselha o felino está

No julgamento, o acusado afirmou: “Estávamos andando pela rua. Vi o gato, ele veio em minha direção e fiz isso sem pensar. Não sei de quem foi a ideia de filmar”. Ele disse ainda que se arrependeu do que fez.

Ainda de acordo com o “Telegraph”, a página de Ghilas no Facebook (atualmente indisponível) foi alvo de agressões – alguns divulgaram seu endereço e o ameaçaram de morte. A fundação  Brigitte Bardot, de defesa animal, entrou com uma ação contra o suspeito, mas condenou as agressões contra ele. Ghilas é africano e teria sido alvo de preconceito em muitas dessas mensagens.