Topo

Microsoft nomeia Satya Nadella como diretor-executivo da empresa

Nadella, nativo de Hyderabad, na Índia, trabalha há 22 anos na Microsoft - Reuters/Divulgação/Microsoft
Nadella, nativo de Hyderabad, na Índia, trabalha há 22 anos na Microsoft Imagem: Reuters/Divulgação/Microsoft

Do UOL, em São Paulo*

04/02/2014 12h22Atualizada em 04/02/2014 17h48

A Microsoft nomeou o diretor da área de computação em nuvem, Satya Nadella, 46, como novo diretor-executivo (em inglês, CEO) da empresa. Funcionário da Microsoft desde 1992, ele substituirá Steve Ballmer, que anunciou que deixaria o cargo em agosto de 2013. O conselho conclui assim uma busca de cinco meses por um candidato capaz de liderar a maior empresa de software do mundo.  

O cofundador da companhia Bill Gates assumirá nova função como conselheiro de tecnologia da empresa, enquanto John Thompson assumirá como presidente do conselho de diretores da companhia.

O novo presidente do Conselho de Administração da Microsoft, John Thompson, que liderou a busca por um novo presidente-executivo, disse que o processo ocorreu de acordo com o planejado.

"Pretendíamos concluir o processo em quatro ou cinco meses, e atingimos a meta", disse Thompson em um vídeo no site da Microsoft. "Depois de revisar todos os candidatos, Satya foi nossa primeira e unânime escolha."

A Microsoft dedicou uma área especial em seu centro de imprensa para apresentar o novo diretor-executivo, chamada “Conheça o novo CEO”. Em um longo texto explicando sua trajetória na companhia, Nadella afirma estar ao mesmo tempo “honrado e emocionado” em suceder Bill Gates e Steve Ballmer como terceiro diretor-executivo da empresa.

“Nossa indústria não respeita tradição – ela apenas respeita inovação”, declarou Nadella. “ A oportunidade à frente para a Microsoft é vasta, mas para aproveitá-la temos de avançar mais rápido, manter o foco e continuar a transformar. Eu vejo como parte grande do meu trabalho acelerar a nossa habilidade em trazer produtos inovadores para nossos clientes mais rapidamente."

O que disse Gates

Gates afirmou estar "muito animado" com a escolha de Nadella. Em um vídeo institucional, ele disse que Satya (Nadella) tem a experiência profissional certa para liderar a companhia durante essa era.

  • Divulgação

    Bill Gates, cofundador da Microsoft, disse que Nadella pediu a ele que aumentasse sua participação na Microsoft

"Há um desafio na computação móvel. Há uma oportunidade na nuvem [computação em nuvem]. Nos vários grupos de negócios em que ele trabalhou, ele liderou a inovação, reunindo arquiteturas que realmente atenderam às necessidades de nossos consumidores.”

Gates afirmou ainda que Nadella pediu para ele aumentar sua participação na Microsoft -- o cofundador se afastou de tarefas cotidianas em 2008 para se dedicar à filantropia. “Terei mais de um terço do meu tempo disponível para encontrar com desenvolvedores de produtos. E será divertido definir essa nova rodada de produtos, trabalhando juntos. É animador ter um líder forte para nos levar até lá.”

Quem é o novo CEO

Nadella, nativo de Hyderabad, na Índia - onde a Microsoft tem seu maior centro de pesquisa fora dos Estados Unidos - foi promovido para liderar o negócio de rápido crescimento de computação em nuvem em julho do ano passado, como parte da radical reorganização da empresa com a saída de Ballmer.

Nascido em 1967 e educado na Índia e nos EUA, a carreira de Nadella começou na companhia pioneira de software para a Internet Sun Microsystems. Ele se juntou à Microsoft em 1992 e rapidamente subiu a escala corporativa com papéis de liderança nas equipes de Office e sistema de busca Bing.

“Sou um aprendiz”, define-se Nadella. “O que eu percebo é que o que me deixa mais animado é aprender algo. Eu posso aprender algo sobre alguma área. Posso aprender algo com pessoas. Posso aprender fazendo coisas de forma diferente. E admiro isso em outras pessoas também. Eu acredito fundamentalmente que se você não está aprendendo coisas novas é porque parou de fazer coisas maravilhosas e úteis. Então, família, curiosidade e fome por conhecimento é o que me define.”

(Com Reuters)