Topo

Smartphone LG G2 tem excelentes câmeras e potência de sobra

A LG exibiu em seu estande na IFA 2013 o smartphone G2, anunciado pela empresa em agosto - Gero Breloer/AP
A LG exibiu em seu estande na IFA 2013 o smartphone G2, anunciado pela empresa em agosto Imagem: Gero Breloer/AP

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

04/02/2014 06h01Atualizada em 04/02/2014 11h59

O G2 não é só o melhor smartphone da LG. Ele é também um dos melhores do mercado e pode fazer frente a concorrentes como o iPhone e a linha Galaxy S4, da Samsung. Com a tela imensa e um processador que tem potência de sobra para rodar aplicativos e jogos pesados sem engasgar, o telefone agrada pelo conjunto e tem preço sugerido de R$ 2.000.

De saída, o design elegante do G2 chama a atenção do usuário graças à tela de 5,2 polegadas, que ocupa praticamente toda a frente do smartphone (o iPhone 5s tem 4 polegadas, enquanto o S4 oferece 5 polegadas). Com a área frontal toda tomada, um botão de controle geral foi transferido para a traseira do celular: ele permite tirar fotos, acessar aplicativos, ligar e desligar o telefone.

A parte dorsal do equipamento decepciona, principalmente por ficar impregnada com marcas de dedos. Além disso, a ideia de colocar uma tecla de controle na traseira não foi boa – sendo útil só na hora de fazer autorretratos.

Ficha técnica

Nome: LG G2
Tela: 5,2 polegadas; Full HD IPS (1.920 x 1.080)
Sistema: Android 4.2 (Jelly Bean)
Processador: Snapdragon 800 de 2.26 GHz de quatro núcleos (quad-core)
Conectividade: 3G/4G, Wi-fi, Bluetooth 4.0
Memória RAM: 2 GB
Espaço Interno: 16 GB
Câmeras: 13 megapixels (traseira) e 2,1 megapixels (frontal)
Vídeos: 1080p
Dimensões (LxAxP): 13,8 x 7 x 0,9 cm; 143 gramas
Preço Sugerido: R$ 2.000
Pontos Positivos: Tela gigante; câmeras potentes; leve para seu tamanho.
Pontos Negativos: Sem espaço para cartão microSD; suja com marcas de dedos; botão Home na parte de trás não é intuitivo.

Para pressioná-la, é necessária uma manobra complicada com os dedos. Por conta do tamanho do aparelho, pessoas com mãos pequenas podem encontrar dificuldade em operar o botão.

Conteúdo

Uma tela imensa requer um conjunto de hardware parrudo, para permitir a visualização de conteúdo em excelente resolução. Pois é exatamente isso que a LG entrega.

O processador de quatro núcleos Snapdragon 800 de 2,26 GHz e a memória RAM de 2 GB fazem o smartphone rodar leve, sem sobressaltos. Não há travamentos. Trabalhar com os aplicativos e com os jogos para Android 4.2 na tela Full HD são tarefas suaves. Tudo brilha na excelente definição de gráficos e de cores do G2.

O espaço interno do celular, no entanto, não acompanha sua potência e decepciona. Com 16 GB, e sem a possibilidade de adicionar um cartão de memória microSD, o smartphone da LG merecia mais para abrigar todo o conteúdo multimídia que reproduz tão bem.

É importante, ainda, citar a duração da bateria: mediana. De 3.040 mAh, ela mantém o celular vivo durante quase um dia inteiro de uso, com o Wi-Fi ligado e realizando tarefas como chamadas telefônicas, leitura de e-mails, acesso à web, batidas de fotos. Em usos semelhantes, S4 e os novos iPhone, por exemplo, duram mais tempo sem pedir recarga.

Câmeras e diferenciais

Quem busca câmeras de qualidade em smartphones pode se encantar com o G2. A principal, de 13 megapixels, produz fotos com nitidez e detalhes em alta qualidade.

Já a frontal, que geralmente serve apenas para quebrar o galho, é extremamente útil para chamadas em vídeo conferência e fotografias “selfies” (os autorretratos). Os 2,1 megapixels produzem fotos de ótima qualidade e resolução e vídeos em HD (alta definição).

  • Juliana Carpanez/UOL

    Smartphone G2, da LG, permite acionar câmera frontal do aparelho com um botão traseiro

Extras

Entre as “firulas tecnológicas” que mais agradaram à reportagem do UOL Tecnologia, destaca-se a função de pausar vídeos em exibição automática. O telefone entende quando o usuário não está olhando para a tela e para a reprodução.

Outro diferencial bacana é a possibilidade de permitir que outras pessoas usem seu celular com um perfil de convidado, semelhante à função do Windows. Isso restringe algumas funções do G2 (como acesso a algumas áreas específicas) e dá mais privacidade a seu proprietário.