Pode pôr na geladeira? Como evitar que celular e notebook 'fritem' no calor

Uma onda de calor deve atingir mais de 1.400 cidades brasileiras entre hoje e amanhã. E não são apenas as pessoas que sofrem com as temperaturas elevadas: é importante tomar cuidado com os aparelhos eletrônicos, que podem perder vida útil se muito expostos ao calor.

São três as soluções que ajudam a resolver o problema rapidamente. Usar coolers externos (ventoinhas); manter os aparelhos em área arejada, com bom fluxo de ar; e evitar usar notebooks na cama ou em superfícies que retêm o calor, como tecidos.

Além disso, é importante evitar que os aparelhos sejam expostos a luz solar direta, já que os raios ultravioletas degradam plásticos e, em casos extremos, podem até afetar a transparência das telas de celulares.

Como evitar aquecimento de eletrônicos?

Não deixe o gadget dentro do carro, diretamente sob o sol ou em superfícies metálicas durante longos períodos.

Sob calor intenso, desligue o wi-fi, 4G e sistema de geolocalização, que aquecem ainda mais o aparelho.

Desligue imediatamente o celular em caso de superaquecimento; se for um computador, tire a bateria.

Leve o gadget a um local de temperatura mais amena.

Ligue o aparelho apenas depois de ele voltar à temperatura normal.

Continua após a publicidade

Descubra a temperatura máxima suportada pelo gadget (isso vem no manual).

Ar-condicionado e freezer: como 'refrescar' aparelhos?

Uma lenda urbana sugere pôr aparelhos muito quentes no freezer ou geladeira. Mas não se recomenda colocar aparelhos superaquecidos em congeladores de nenhum tipo, porque os riscos de choque térmico e condensação interna podem danificar seriamente os eletrônicos.

Já o choque causado pelo ar-condicionado não causa prejuízos. Ele pode provocar estresse nos componentes, mas não é algo que mereça preocupação ou que influencie na vida útil de um aparelho mais do que a exposição ao calor intenso, segundo Luiz Carlos Kretly, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.

O ideal é que os aparelhos [celulares, notebooks, tablets e afins] sejam carregados em um lugar arejado, com temperatura amena, em uma superfície plana, longe da exposição direta ao sol e, de preferência, por meio de uma conexão segura entre cabos, carregadores e o ponto de tomada.

* Com informações de matérias de 20/12/2020 e 6/10/2020

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes