Topo

Criador diz ter removido 'Flappy Bird' porque usuários viciaram-se no jogo

"Flappy Bird" tinha visual parecido com o da franquia "Mario"; desenvolvedor nega que remoção do título esteja ligada a problemas legais - Reprodução
'Flappy Bird' tinha visual parecido com o da franquia 'Mario'; desenvolvedor nega que remoção do título esteja ligada a problemas legais Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/02/2014 09h38

Em entrevista exclusive ao site da “Forbes”, o desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen, 29, explicou por que removeu seu jogo “Flappy Bird” das lojas virtuais App Store e Google Play. Ele basicamente mostrou-se insatisfeito com o fato de o game gratuito tornar-se viciante e reforçou que não voltará atrás em sua decisão.

“Ele [“Flappy Bird”] foi criado para jogar por alguns minutos, quando você está tranquilo. Mas tornou-se viciante. Acho que virou um problema e, para resolver esse problema, é melhorar remover o ‘Flappy Bird’. Não tem volta.”

Na entrevista para a “Forbes”, conduzida em vietnamita em um hotel de Hanói, ele disse que a culpa motivou sua decisão – além do fato de “sua vida não estar tão confortável quanto era antes”. “Eu não conseguia dormir”, disse, acrescentando que agora sua consciência está tranquila. “Não acho que foi um erro, pensei muito sobre isso”, afirmou.

Nguyen topou dar a entrevista desde que a publicação não divulgasse sua foto. Durante a conversa de 45 minutos, a “Forbes” afirma que ele parecia estressado: fumou diversos cigarros e desenhou cabeças de macaco em um pedaço de papel. Segundo ele, seus pais não sabiam que o jogo existia até alguns dias atrás, quando o assédio da mídia saiu do controle.

Questionado se tinha algo a dizer para os órfãos de “Flappy Bird”, ele respondeu: “Muito obrigado por jogar meu jogo”.

História
O vietnamita disse ter levado “dois ou três dias” para programar “Flappy Birds”, que foi liberado gratuitamente em 24 de maio de 2013 por sua própria desenvolvedora, chamada Gears. Inicialmente, o jogo estava disponível somente na loja de aplicativos da Apple, para dispositivos com plataforma iOS. 

Nguyen não explica o que teria causado esse sucesso repentino. Segundo o “Mashable”, as atenções começaram a se voltar para o título quando, em outubro do ano passado, ele entrou na categoria “Família” da App Store (na lista de mais baixados, aparecia na posição 1.469; em novembro chegou a 393; em dezembro ocupou o 14º lugar da mesma categoria).

Em 10 de janeiro, foi o oitavo app grátis da Apple mais baixado dos EUA e, em 22 de janeiro, ganhou uma versão para Android. A popularidade só aumentou, até que no dia 1º de fevereiro foi o game grátis mais baixado da App Store em 53 países.

No sábado (8), o vietnamita anunciou via Twitter que tiraria o jogo das lojas. No domingo (9), negou que sua decisão estivesse ligada a problemas legais (o programa tem semelhança visual com a franquia “Mario”) e declarou: “Eu simplesmente não aguento mais”.


Antes da exclusão, o “The Verge” especulou que Nguyen estava faturando diariamente US$ 50 mil (cerca de R$ 120,3 mil) com anúncios. “Não sei o valor exato, mas sei que é muito”, comentou o desenvolvedor na ocasião.

O vietnamita tem outros jogos na loja de aplicativos da Apple e garante não ter a intenção de removê-los, pois seriam “inofensivos” (são eles: “Super Ball Juggling” e “Shuriken Block”). “Se ele achar que os usuários estão se viciando, no entanto, não hesitaria em excluí-los”, relata a “Forbes”.