Topo

Japonês reivindica título de 'primeiro da fila' pelo iPhone 6 por diversão

""Não tenho intenção de criticar os fãs da Apple. Só quero o título de primeiro a ficar na fila pelo iPhone 6", diz Yoppy - Reprodução/Twitter/@yoppymodel
''Não tenho intenção de criticar os fãs da Apple. Só quero o título de primeiro a ficar na fila pelo iPhone 6', diz Yoppy Imagem: Reprodução/Twitter/@yoppymodel

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 06h00

Com um “iPhone 6” de papelão na cabeça, o japonês Yoppy senta-se em frente à loja da Apple no bairro de Ginza (Tóquio), solitário e cabisbaixo, como se estivesse esperando o próximo lançamento da empresa. Ele afirma querer o título de “primeiro da fila” pelo gadget, que ainda nem foi anunciado oficialmente. Tudo, é claro, não passa de brincadeira.

Com o rosto pintado de branco, da cor do “iPhone 6”, e vestindo uma roupa preta justa, ele tenta chamar a atenção de quem passa por ali. Tira fotos com os curiosos, checa mensagens no seu notebook Dell (sim, usar Windows faz parte da brincadeira) e depois vai embora. “Era apenas uma encenação. Eu sou apenas um fã da Apple”, disse em entrevista por e-mail ao UOL. A brincadeira, realizada em 3 de fevereiro, foi toda registrada via Twitter.

Yoppy não revelou seu nome verdadeiro nem idade. Perguntado se a encenação era para ridicularizar fanboys – apelido dado aos fãs mais fervorosos da Apple –, ele afirmou que não era esse seu objetivo. “Não tenho intenção de criticá-los. Só quero o título de primeiro a ficar na fila pelo iPhone 6.”

Dissemos a ele que alguns brasileiros também são aficionados pela Apple e esperam horas na fila quando há um lançamento – ele afirmou que o mesmo ocorre com os japoneses. “Vamos todos juntos então para o lançamento do iPhone 6!”

Comédia
Entre as reações de quem passava na rua, Yoppy diz ter ouvido exclamações como “isso é sério mesmo?” Mas a maioria ficou surpresa mesmo com um possível lançamento do iPhone 6. “Ninguém costuma me levar a sério”, comenta.

Mesmo sendo dono de um iPhone 5S, celular que disse amar e que classificou de “muitooooo legal”, Yoppy vai entrar na fila – a de verdade, agora – quando o iPhone 6 for lançado. “Claro que eu estarei lá! Eu já estive na fila do iPhone 5. Mas depois só comprei créditos para o iTunes. LOL [rindo alto]”, diverte-se ao lembrar.

Sobre o futuro do mercado de smartphones, ele até arrisca uma previsão. E, pelo visto, o amor pela Apple supera até mesmo o sentimento nacionalista japonês. “Quando comprei o iPhone 3G, eu pensei: ‘Uma fabricante de celular vai morrer’. E isso já está virando realidade. A Sony está lutando para se manter.”