Topo

Aplicativos mostram onde fica o banheiro mais próximo

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

17/02/2014 06h00

Na hora do aperto, quando você precisa de um banheiro, o smarphone pode ser um aliado. Isso porque alguns aplicativos mostram o toalete mais próximo, com informações como a avaliação da limpeza ou mesmo condições de acessibilidade. Veja o que oferecem essas quatro opções.

iToilet

Logo que você abre o aplicativo ele já identifica sua localização e mostra as opções cadastradas por perto. O usuário pode filtrar sua busca por banheiros abertos, todos ou apenas os que foram avaliados com quatro ou cinco estrelas.

Como seu conteúdo é colaborativo, qualquer usuário pode inserir novos endereços e avaliações - basta clicar no botão + no alto da tela.

Além de avaliar a limpeza, o usuário tem a possibilidade de inserir informações como horário de funcionamento, se há cobrança, disponibilidade de fraldário e se tem recursos de acessibilidade. Sua base de endereços está concentrada em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, com poucas avaliações no interior.

Grátis para iPhone

Toilet  Finder

Vai viajar? Pois este aplicativo conta com uma base de mais de 70 mil endereços cadastrados em vários países, como França, Inglaterra e Brasil (apesar de sua base nacional ser bem modesta).

O programa identifica a localização do smartphone e exibe os endereços de banheiros por perto, com a distância até eles, informações sobre horário e avaliação, além de mostrar seu local no mapa. Também aceita a inclusão de novos endereços por parte do usuário.

Mas algumas avaliações publicadas ficam devendo informações básicas, como o endereço completo do local.

Grátis para iPhone Android

Where to Wee

O aplicativo (“onde fazer xixi”, em português) permite aos usuários inserir informações sobre os banheiros visitados e até incluir fotos.

Logo que o usuário abre o programa, ele já mostra em um mapa a localização – os ícones usados no mapa são tampas de privada. Ao tocar neles, surge o endereço e a avaliação, que pode conter dados como: se havia sabonete, quantidade de papel disponível e se o local estava limpo.

Grátis para iPhone e Android

Encontre um posto de gasolina

A proposta aqui é um pouco diferente. Mas quando está viajando de carro e quer ir ao banheiro, onde você para? No posto de gasolina, possivelmente. Pois este aplicativo se propõe a encontrar o estabelecimento mais próximo, e não apenas nas estradas, mas também nas cidades.

Para isso, é só apertar o botão “Find”. Ele exibe o local atual em um mapa, com os postos mais próximos simbolizados por uma bomba de combustível. Ao clicar em Directions, ele abre o Google Maps, mostra o tempo que você leva para chegar lá e oferece navegação com indicações de rota por voz.

Mas não espere encontrar todos os postos na região. Durante nossos testes, ele ignorou alguns estabelecimentos.

Grátis para iPhone