Topo

Facebook diz que interação na rede social ajuda a prever formação de casal

Do UOL, em São Paulo

17/02/2014 11h11

Um estudo divulgado pelo Facebook indica que a rede social consegue prever a formação de um casal. Isso porque a maneira como eles interagem no ambiente virtual sofre alteração, antes de mudarem seu status de “solteiro” para “em um relacionamento sério”.

A empresa afirma ter utilizado dados de usuários anônimos para o levantamento. Foram consideradas para a pesquisa pessoas que trocaram seu status e determinaram a data de início do relacionamento.

“Nos cem primeiros dias antes de a relação começar, observamos um lento, mas constante aumento no número de posts compartilhados pelo futuro casal. Quando a relação começa [dia 0], os posts começam a diminuir”, escreveu Carlos Diuk, do núcleo de dados científicos do Facebook. O pico de interação (1,67 post por dia) é registrado 12 dias antes de o relacionamento começar. O ponto mais baixo (1,53 posts por dia) é observado aos 85 dias de namoro.

  • Reprodução/Facebook

    Estudo relaciona número de posts na timeline com o início da relação (indicado por "dia 0")

“Acreditamos que os casais decidam passar mais tempo juntos, o cortejo chega ao fim e as interações online dão espaço para mais contato no mundo real”, explicou Diuk. Apesar dessa queda na troca de mensagens, o conteúdo fica mais carinhoso e positivo – essa área da pesquisa só considerou os usuários de língua inglesa.

“Usamos métodos estatísticos para analisar automaticamente interações anônimas na timeline. Para cada interação, contamos a proporção de palavras que expressam emoções positivas [como “amor”, “legal” e “feliz”, em inglês] menos a proporção de palavras relacionadas a sensações negativas [“odiar”, “machucar” e “ruim”, em inglês”], explicou. O resultado é um gráfico que indica o aumento de conteúdo positivo após o início do namoro.

  • Reprodução/Facebook

    Depois de assumir o namoro na rede social, a troca de mensagens carinhosas aumenta

Outro levantamento do Facebook também motivado pelo Valentine’s Day (14 de fevereiro, equivalente no Brasil ao dia dos namorados) indica mudanças na timeline após o fim de um namoro. Nesse contexto, as interações podem crescer mais de 225% no dia da troca do status para “solteiro” (a comparação considera as quatro semanas anteriores). Esse valor diminui com o tempo, mas se mantém maior do que antes do rompimento. 

  • Reprodução/Facebook

    Interação aumenta muito no dia em que usuário troca seu status na rede social para "solteiro"