Topo

Gráficos no Excel facilitam visualização de dados; aprenda a criar

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 06h01

A leitora Yasmim entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como pode criar gráficos no Excel, que comparem resultados de anos diferentes. Veja como fazer isso no passo a passo abaixo (ou baixe o arquivo pronto e substitua os dados).

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

1. Abra o Excel e crie uma tabela semelhante à da imagem. Serão utilizados os anos de 2012 e 2013 como exemplo. Os valores arrecadados em vendas de uma empresa fictícia também serão usados, para exemplificar o processo.

  • Reprodução

2. Depois de criada a tabela, é hora de fazer o gráfico comparativo. Selecione os dados dos meses e dos anos, como feito na imagem. Clique em “Inserir” e escolha um modelo. No exemplo, optamos por gráficos de coluna em 2D.

  • Reprodução

3. Pronto, o gráfico está pronto. Para ler detalhes de cada coluna, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o dado desejado. Se quiser alterar as cores das colunas rapidamente, clique próximo ao centro do gráfico e escolha a opção “Design” na barra de ferramentas. Opções de colunas com outras cores aparecerão para serem modificadas automaticamente.

  • Reprodução

4. Se achar que o intervalo entre os valores da coluna vertical estão muito longos ou muito próximos, é possível alterá-los. Clique com o botão direito na coluna indicativa e vá a “Formatar Eixo”.

  • Reprodução

5. Na janela que abre, acesse a aba “Opções de Eixo” e altere a unidade principal de “Automático” para “Fixo”. Digite o valor desejado de intervalo entre os dados. No exemplo, foi alterado de 100 para 25.

  • Reprodução

6. Observe que os dados foram alterados automaticamente no gráfico. Novas linhas foram adicionadas ao desenho. 

  • Reprodução