Topo

Mulher anda após 22 anos graças a exoesqueleto adaptado em impressoras 3D

Amanda Boxtel caminhando pela primeira vez com ajuda do exoesqueleto - Divulgação/3D Systems
Amanda Boxtel caminhando pela primeira vez com ajuda do exoesqueleto Imagem: Divulgação/3D Systems

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 11h21

Amanda Boxtel voltou a andar sozinha depois de 22 anos, graças a um exoesqueleto adaptado para ela sob medida em impressoras 3D. Ela estava em uma cadeira de rodas desde 1992, quando sofreu um acidente esquiando.

  • Exoesqueleto utilizado por Amanda Boxtel

Os contornos da coluna, coxas e pernas de Amanda foram digitalizados, adequando o produto às suas formas.

As peças foram então produzidas em uma impressora 3D e acopladas à estrutura do esqueleto artificial. As informações são do site “CNET”.

"Depois de anos sonhando com isso, estou profundamente grata e emocionada por fazer história ao andar com um exoesqueleto artificial feito especificamente para mim", disse Amanda ao site da 3D Systems, empresa que cuidou da parte de impressão 3D do esqueleto.

O desenvolvimento do produto, que durou três meses, é fruto de uma parceria entre as empresas EksoBionics, que cria exoesqueletos, e a 3D Systems.

Scott Summit, diretor da 3D Systems, afirmou em entrevista ao "CNET" que a tecnologia de impressão 3D permite a criação de peças mais detalhadas e refinadas. Segundo Summit, este tipo de produto é capaz de evitar hematomas, escoriações e permite que a pele do usuário respire, evitando suor excessivo.