Topo

Notebook da Samsung tem tela sensível ao toque e abertura de até 180º

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 06h00

Leve, elegante e com tela sensível ao toque. Essas características utilizadas para descrever boa parte dos tablets do mercado são também encontradas no Samsung Ativ Book 9 Lite. Compacto, o notebook da empresa sul-coreana tem um bom hardware e pode ser aberto em um ângulo de 180º - o que facilita a utilização por toque na tela.

Com preço sugerido de R$ 3.100, ele é um híbrido de notebook ultrafino e tablet. No primeiro papel, se sai bem: prático e leve, funciona como um bom computador Windows 8 e não engasga para executar tarefas do dia a dia. Já como tablet, a sensibilidade da tela pode não agradar aos usuários mais exigentes. 

Direto ao ponto:

Nome:Samsung ATIV Book 9 Lite Touch Screen
Tela:Touchscreen Full HD (1.366 x 768) de 13,3 polegadas
Processador:Quad-core com 1,4 GHz
Armazenamento:SSD de 128 GB
Memória RAM:DDR3 com 4 GB
Câmera:720p HD
Dimensões (LxAxP):32,4 x 1,69 x 22,4 cm; 1,58 kg
Preço sugerido:R$ 3.100
Pontos positivos:Dimensões e peso realmente diminutos, bateria com boa duração.
Pontos negativos:Poderia ter mais espaço interno, carcaça de plástico, tela não responde tão bem quanto à de (bons) tablets.

O modelo branco avaliado pelo UOL Tecnologia impressionou pela elegância logo ao ser retirado da caixa. Ele é retangular e oferece uma aparência clean, sem linhas ou detalhes que chamem a atenção. O que pode deixar o usuário desconfiado é o fato de sua carcaça ser em plástico (um material aparentemente não muito resistente a longo prazo – algo que não pôde ser comprovado no teste de curta duração).

O Ativ Book 9 Lite pesa pouco mais de 1,5 kg. Suas dimensões se assemelham às de um caderno universitário, sendo que a espessura é quase a de uma caneta BIC. Com esse conjunto, ele se torna uma ótima opção para ser levado em mochilas sem incomodar o usuário. Pode até mesmo substituir tablets, apresentando desempenho de um notebook mediano.

O computador ultrafino Samsung Ativ Book 9 Lite, em tese, não pode ser chamado de ultrabook (como esta reportagem fez anteriormente). A Intel detém os direitos do nome e informa que somente se aplicam a este caso computadores ultrafinos que rodem processadores da empresa (algo que o computador testado não faz). Entretanto, o termo ultrabook é utilizado - mesmo extraoficialmente -  para se referir a computadores portáteis extremamente finos

A sensibilidade ao toque da tela de 13,3 polegadas, no entanto, não se mostrou tão alta quanto à de um bom tablet.

O recurso touchscreen foi útil apenas na realização de algumas tarefas básicas do Windows 8. Mas na utilização do menu Iniciar, por exemplo, demorou para responder. Para jogos como “Candy Crush” e “Plants vs. Zombies”, a experiência também não agradou, pois a superfície resiste a alguns movimentos. O fato de ele abrir 180º ajuda (mas não resolve), porque torna mais confortável a utilização de tela touch.

  • Divulgação

    O Ativ Book 9 Lite pesa pouco mais de 1,5 kg. Suas dimensões se assemelham às de um caderno universitário, sendo que a espessura é quase a de uma caneta BIC

O que realmente impressiona no computador é a duração da bateria: mais de seis horas de duração em uso contínuo, rodando arquivos multimídia e acessando a internet initerruptamente.

O processador próprio da Samsung, um quad-core de 1,4 GHz, o disco SSD de 128 GB e os 4 GB de RAM não ficam devendo ao rodar aplicativos, programas, arquivos e jogos que exigem potência: nunca empacaram ou demoraram a inicializar nos testes do UOL Tecnologia.