Topo

MWC 2014: feira de tecnologia móvel começa com Galaxy S5 e Mark Zuckerberg

O cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fará a palestra principal que abre o ciclo de discussões do Mobile World Congress, evento de tecnologias móveis em Barcelona (Espanha) - Jim Watson/Reuters
O cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fará a palestra principal que abre o ciclo de discussões do Mobile World Congress, evento de tecnologias móveis em Barcelona (Espanha) Imagem: Jim Watson/Reuters

Ana Ikeda*

De Barcelona (Espanha)

23/02/2014 06h00Atualizada em 24/02/2014 08h21

Quem gosta de seguir os últimos lançamentos em smartphones e tablets não pode deixar de acompanhar o MWC (Mobile World Congress), que deve trazer nesta semana uma "enxurrada" de novidades. O evento começa nesta segunda-feira (24), em Barcelona (Espanha), com o lançamento do Samsung Galaxy S5 e também com uma apresentação de Mark Zuckerberg – será a primeira aparição oficial do fundador do Facebook após a compra do WhatsApp. O UOL Tecnologia fará a cobertura do congresso, que ocorre entre os dias 24 e 27 de fevereiro.

No primeiro dia, os lançamentos deverão ser ofuscados pela expectativa do lançamento do Galaxy S5. Embora a Samsung não tenha confirmado o tema do evento, o uso da expressão “Unpacked 5” no convite aos jornalistas é um grande indicativo. A empresa também divulgou um vídeo publicitário em que reforça o número 5.

Rumores dão conta de que o smartphone terá uma tela com resolução maior (2560 x 1440 pixels), bateria de maior capacidade (entre 3.200  e 4.000 mAh), câmera de 16 megapixels e scanner de impressão digital para desbloqueio do aparelho, semelhante ao do iPhone 5s.

Em vídeo publicitário sobre o evento que realizará em Barcelona, o Unpacked 5, a Samsung destaca uma série de palavras 'elevadas' à quinta potência, como 'vida' (acima), 'explorar' e 'curiosidade'.

Além do novo smartphone, é possível que a empresa apresente uma versão mais fina e barata do Galaxy Gear, relógio inteligente apresentado pela empresa em setembro do ano passado.

Ainda na segunda, Mark Zuckerberg abre o ciclo de palestras do MWC ao lado do jornalista David Kirkpatrick, autor do livro “O Efeito Facebook” (Ed. Intrínseca). Será o primeiro evento público do qual o diretor-executivo da rede social participa, após a compra do WhatsApp por US$ 19 bilhões, ocorrida na quinta (20).

Mas, o tema principal que será discutido, segundo a programação da feira, será a importância de estender o acesso à internet para aqueles ainda não conectados. Recentemente o Facebook anunciou uma parceria com outras seis empresas de tecnologia para lançar o projeto “Internet.org”, cujo objetivo é conectar os dois terços da população mundial atualmente fora da rede.

Na terça-feira (25), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deve anunciar em Barcelona iniciativas para acelerar a adoção da banda larga no Brasil e de serviços móveis ligados às áreas de pagamentos, saúde, carros e outras. Anne Bouverot, diretora geral da GSMA, associação de empresas de tecnologia móvel que organiza o MWC, participa de encontro com Bernardo para assinatura de um memorando de cooperação com essas metas.

  • Divulgação

    Nokia usa a cor verde para destacar seu próximo lançamento no Mobile World Congress

Smartphones e tablets
Entre as empresas que devem lançar novos smartphones e tablets no MWC estão Nokia, Sony, LG, Huawei e ZTE.

No caso da Nokia, segundo o site especializado “Tech Radar”, a expectativa é que ela apresente o Lumia 1820, smartphone com tela grande, possivelmente com 5,2 polegadas, e maior poder de processamento. Outro modelo que pode ser lançado é o Lumia 2020, tablet de 8 polegadas.

Há rumores, ainda, de que a finlandesa pode mostrar um modelo de smartphone Android, segundo informou o “Wall Street Journal”. Em convites enviados à imprensa, a Nokia enviou um “mapa do tesouro”, com o “X” da sua localização marcado na cor verde, como a do robô símbolo do sistema Android.

A LG promete levar ao MWC o smartphone G Pro 2, anunciado na semana passada. O aparelho “topo de linha” fica na categoria dos ''phablets'', misto de celular com tablet, com tela de 5,9 polegadas, Android 4.4 (Kit Kat) e processador quad-core Snapdragon de 2,26 GHz. Na Coreia do Sul, o aparelho está à venda por 990 mil wons (R$ 2.199).

No caso da Sony, a fabricante pode apresentar o Xperia Z2, sucessor do smartphone Z1, apresentado na feira alemã IFA, conforme “TechRadar”. Rumores indicam que o aparelho grava vídeos em 4k, tecnologia conhecida também como UHD (ultradefinição).

Segundo o “Mashable”, a ZTE apresentará no MWC o Grand Memo II, ''phablet'' com tela de 6 polegadas e que terá versão Android  e Firefox OS 1.3.

Já a Huawei deve mostrar o smartphone Ascend P7, segundo o “TechRadar”, com processador 1,6 GHz quad-core, tela de até 5,5 polegadas e Android 4,4 (KitKat).

Tecnologias vestíveis
Os dispositivos inteligentes vestíveis, como relógios, câmeras e roupas, que foram destaque na CES 2014, também são candidatos a protagonistas na feira espanhola.

Segundo o Gartner, no entanto, o foco no MWC será na evolução do ecossistema que envolve as tecnologias vestíveis, mais do que no lançamento de novos aparelhos. O smartphone permanecerá como ponto central de comunicação, mas aplicativos, softwares e serviços aparecerão como aliados nessa tarefa. 

*A jornalista viajou a convite da Ericsson