Topo

Modem 'escondido' no porta-luvas conecta carro à internet

Do tamanho de uma chave, minimodem é encaixado no porta-luvas do carro; não há data de lançamento  - Ana Ikeda/UOL
Do tamanho de uma chave, minimodem é encaixado no porta-luvas do carro; não há data de lançamento Imagem: Ana Ikeda/UOL

Ana Ikeda

Do UOL, em Barcelona (Espanha)*

25/02/2014 11h35

Você já deve ter ouvido falar em carros conectados à internet, mas sabe onde fica esse ponto de conexão? No caso de um projeto feito em parceria entre Ericsson e Volvo, um minimodem de internet móvel fica praticamente escondido no porta-luvas. O dispositivo lembra uma chave, cabe na palma da mão e é encaixado no canto superior esquerdo do compartimento do carro.

Esta pequena peça é responsável por captar o sinal das antenas de internet móvel e repassá-lo para o veículo - um Volvo XC60 exposto no MWC 2014 (Mobile World Congress), feira de tecnologias moveis em Barcelona, Espanha.

Graças à conectividade, é possível, por exemplo, parar o carro em um estacionamento e pagar sem ter contato com um atendente "humano". Desde a visualização da vaga até o pagamento, todas as interações são feitas via monitor embutido no painel do carro. A tela não é touch, mas os controles podem ser feitos com botões localizados no volante.

Como se trata de um conceito, não há preço nem previsão de lançamento para esta tecnologia.

Há três anos, em uma feira na Alemanha, a reportagem também se deparou com um veículo conectado. Mas, naquela ocasião, o modelo era bem maior (equivalente ao modem usado para 3G) e o modem ficava no porta-malas do carro.

* A jornalista viajou a convite da Ericsson