Topo

Dispositivo amplia cobertura de conexões 3G e 4G dentro de prédios

Dot tem dimensões de um detector de fumaça; segundo fabricante, uma única bolinha poderia melhorar o sinal para 50 usuários simultâneos  - Ana Ikeda/UOL
Dot tem dimensões de um detector de fumaça; segundo fabricante, uma única bolinha poderia melhorar o sinal para 50 usuários simultâneos Imagem: Ana Ikeda/UOL

Ana Ikeda

Do UOL, em Barcelona (Espanha)*

27/02/2014 16h53

Um pequeno dispositivo com dimensões de detector de fumaça promete melhorar a conexão de internet móvel em ambientes fechados. Chamado de Sistema de Rádio Dot, o aparelho fabricado pela Ericsson e demonstrado no evento MWC 2014 pode ser instalado por operadoras móveis dentro de prédios, shoppings e até em locais de grandes eventos para transmitir as ondas da rede celular.

Essa ajuda é bem-vinda porque o sinal de internet enfrenta obstáculos em diversos ambientes. Com isso, as ondas emitidas pelas antenas das operadoras podem ser barradas por estruturas físicas, assim como acontece com o som da rádio quando entramos em um túnel.

Com o Dot, o sinal externo das redes 3G e 4G é retransmitido internamente nas construções: é como se ele diminuísse a distância e as barreiras entre o sinal e o dispositivo móvel. Segundo o fabricante, cada sistema (uma única bolinha) atende simultaneamente a até 50 usuários, acessando a rede em uma área com cerca de 200 m2.

“Não chega a ser uma solução para estádios. Mas em eventos, como este mesmo [MWC, em Barcelona], os Dots podem ajudar a ampliar a cobertura do sinal móvel”, explica Jesper Rhode, diretor de marketing na América Latina e Caribe da Ericsson. Não foi possível, no entanto, testar a tecnologia no evento (a demonstração tinha como foco a instalação, e não funcionamento do serviço).

Segundo ele, esse tipo de cobertura com 3G e 4G é superior ao Wi-Fi para ambientes fechados com grande número de usuários. Isso porque cada Dot dispõe em seu software de mecanismos de gestão de congestionamento de rede superiores aos dos roteadores Wi-Fi. Rhode destacou ainda as dimensões reduzidas da  infraestrutura, que facilita sua instalação.

Duas operadoras nos Estados Unidos, a AT&T e Verizon, já utilizam os Dots – como a tecnologia é vendida diretamente a essas empresas, seu preço não foi divulgado. O dispositivo está em teste em mais seis empresas, entre elas a Softbank, no Japão, e a Vodafone, na Austrália.

* A jornalista viajou a convite da Ericsson