Topo

Patrocinadora do Oscar, Samsung ensinou Ellen a usar smartphone do selfie

Selfie teve mais de 3 milhões de compartilhamentos no Twitter, batendo recorde. Aparecem na imagem Jared Leto, Jennifer Lawrence, Channing Tatum,  Meryl Streep, Julia Roberts, Ellen DeGeneres, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong"o, Angelina Jolie, Peter Peter Nyong"o e Bradley Cooper - Reprodução/Twitter
Selfie teve mais de 3 milhões de compartilhamentos no Twitter, batendo recorde. Aparecem na imagem Jared Leto, Jennifer Lawrence, Channing Tatum, Meryl Streep, Julia Roberts, Ellen DeGeneres, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong'o, Angelina Jolie, Peter Peter Nyong'o e Bradley Cooper Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

05/03/2014 09h37

Uma reportagem do “Wall Street Journal” confirma as suspeitas de que não foi espontâneo o uso do Samsung Galaxy Note 3 para registrar o selfie mais compartilhado da história, na cerimônia do Oscar 2014. Segundo a publicação, a empresa sul-coreana teria gasto US$ 20 milhões (cerca de R$ 46,9 milhões) de patrocínio no evento e parte do acordo seria “integrar” o smartphone à apresentação.

  • Lucy Nicholson/Reuters

    Ellen DeGeneres usa Galaxy Note 3 para tirar selfie com Liza Minnelli na cerimônia do Oscar

Foi justamente o que fez a apresentadora Ellen DeGeneres, ao usar o Galaxy para registrar o selfie. O tamanho da repercussão (mais de 3,2 milhões de compartilhamentos) era imprevisível, mas as chances de sucesso são grandes quando se junta tantos astros em uma mesma imagem. Na cerimônia, a apresentadora também usou o Galaxy Note 3 para um selfie com a atriz Liza Minelli. 

“A Samsung deu os smartphones para a [emissora] ABC usar na transmissão e recebeu a promessa de que eles apareceriam no ar”, diz o “Wall Street Journal”. A apresentadora já tinha manifestado a intenção de fazer os selfies, e a ABC sugeriu que ela usasse o produto do patrocinador. Fontes do “Wall Street Journal” disseram que dois executivos da Samsung ensinaram Ellen a usar o Note 3 durante os ensaios da cerimônia do Oscar.

O acordo foi feito pela agência Starcom MediaVest, que tem a conta de publicidade da fabricante sul-coreana.

Apesar de Ellen desfilar com o aparelho da Samsung pelo evento, ela utilizou um iPhone – provavelmente seu próprio smartphone -- nas fotos de bastidores, como indicam as postagens no Twitter.

  • Lucy Nicholson/Reuters

    Fotos de bastidores foram publicadas por Ellen Degeneres via iPhone

No dia seguinte à cerimônia, Ellen publicou no Twitter mais informações sobre a Samsung, sem indicar que se tratava de propaganda. “Dei para todos na minha plateia um Samsung Galaxy Note 3. Alguém mais quer?” O link leva a uma página no site oficial da apresentadora, anunciando o sorteio de 30 aparelhos.

Além de Ellen e Cooper, apareceram no selfie mais compartilhado da história os atores Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Angelina Jolie, Lupita Nyong'o, Channing Tatum,  Peter Nyong'o e Bradley Cooper – este último foi responsável pelo clique, ao pegar o Note 3 da mão da apresentadora. Na legenda da foto, ela escreveu (em inglês): “Se pelo menos o braço de Bradley fosse mais longo. Melhor foto da história”.