Topo

Facebook: golpe promete suposto vídeo íntimo que teria levado jovem à morte

Antes de mostrar o suposto vídeo, a página exige que o usuário compartilhe primeiro o post - Reprodução/Sophos
Antes de mostrar o suposto vídeo, a página exige que o usuário compartilhe primeiro o post Imagem: Reprodução/Sophos

Do UOL, em São Paulo

06/03/2014 18h03

Um golpe no Facebook que promete mostrar o suposto vídeo de uma garota suicida voltou a circular na rede social, segundo a empresa de segurança Sophos. Segundo a farsa, a jovem teria se matado apór ter imagens íntimas expostas na internet.

Em seu blog “Naked Security”, a Sophos afirma que ao clicar no post prometendo o vídeo, o usuário é levado a páginas de pesquisa e ofertas que são remuneradas por cada clique recebido. Assim, os golpistas são pagos pelo acesso, sem que as pessoas tivessem intenção de clicar naquelas páginas.

O golpe existe há cinco anos, prossegue a empresa, e costuma retornar à circulação com pequenas modificações. No que circula atualmente, o usuário vê que um amigo compartilhou o post sobre o suposto vídeo da jovem suicida e ao clicar nele é levado para uma página que parece uma fanpage no Facebook, mas está fora da rede social. Nela, uma janela pop-up solicita que ele curta a página.

Em seguida, antes de mostrar o suposto vídeo, a página exige que o usuário compartilhe primeiro o post. Ao fazer isso, uma janela de verificação de idade aparece para o usuário provar que é maior de idade. Então, aparecem as páginas de pesquisa e ofertas que remuneram os golpistas pelos cliques dados. O suposto vídeo, no final, não é mostrado.

  • Rerpodução/Sophos

    Ao compartilhar o post, uma janela de verificação de idade aparece para o usuário "provar" que é maior de idade

A dica da Sophos para quem não quer cair em golpes semelhantes é não curtir ou compartilhar posts que exigem essas ações para só então mostrar o conteúdo prometido.

Outra ação de segurança é permanecer “deslogado” do Facebook sempre que possível; assim, não poderá curtir ou compartilhar automaticamente conteúdos maliciosos.