Topo

Mulher deixa iPad de herança, mas filhos não têm senha para desbloqueio

Josh Grant relatou que família não consegue acessar o iPad deixado pela mãe; foto acima é ilustrativa - Marcio Jose Sanchez/AP
Josh Grant relatou que família não consegue acessar o iPad deixado pela mãe; foto acima é ilustrativa Imagem: Marcio Jose Sanchez/AP

Do UOL, em São Paulo

06/03/2014 11h59

O britânico Josh Grant, 26, relatou nesta semana a um programa de rádio uma situação inusitada que sua família vem enfrentando com o iPad. O tablet da Apple foi deixado como herança por sua mãe, que morreu recentemente de câncer, mas ninguém consegue acessá-lo. Isso porque a antiga usuária não deixou a senha de desbloqueio nem seu ID (identidade) da Apple.

Ao programa “You & Yours”, da BBC Radio 4, Grant contou que a mãe, Anthea Grant, comprou o eletrônico há cerca de dois anos. Durante o tratamento, ela usava o tablet para jogar e conversar via vídeo com seus cinco filhos.  Anthea especificou no testamento que todos os seus bens fossem divididos entre eles, e Patrick, o mais velho, ficou com o iPad.

Com a morte de Anthea e sem a senha, a família entrou em contato com a Apple. De acordo com Grant, a empresa pediu que eles fornecessem uma permissão escrita para desbloqueio da máquina. “Obviamente não poderíamos fazer isso, porque nossa mãe tinha morrido. Meu irmão se manteve em contato com a Apple, que pediu uma prova de que poderíamos ficar com o iPad”, contou.

A família forneceu, sem sucesso, o certificado de óbito, testamento e uma carta do advogado. “Agora eles querem um mandado judicial provando que nossa mãe era dona do iPad e da conta do iTunes. Isso terá de passar por nosso advogado, que cobra por uma hora 200 libras [cerca de R$ 770]. É uma falsa economia”, afirmou. No Reino Unido, o iPad mais barato (mini sem tela retina) custa 249 libras (cerca de R$ 960).

Segundo o “You & Yours”, a Apple foi contatada e afirmou que suas medidas de segurança ajudam os clientes na proteção de eletrônicos perdidos ou roubados. “Sou um grande fã da Apple, suas medidas de segurança são ótimas, mas já fornecemos muita evidência”, afirmou Grant. Ele brincou, dizendo ter considerado usar o tablet como um apoio brilhante para copos.